A iniciativa da vereadora contempla também o tema do ambientalismo na medida em que incentiva o uso de energias renováveis
Dados recentes do Departamento Estadual de Trânsito de SP (Detran-SP) mostram que a frota de veículos elétricos e híbridos teve uma alta de 202,9% nos últimos cinco anos na Grande São Paulo. Segundo o mesmo levantamento, em 2019, a frota de carros elétricos era de 21.507 unidades e em maio passado registrou o número de 65.145 veículos.
Para dar suporte a essa crescente tendência de mobilidade nas ruas da cidade de São Paulo, empresas e instituições começam a se estruturar e a disponibilizar estações de atendimento à nova frota.
Na Câmara Municipal de São Paulo, a vereadora Janaína Lima (PP) tomou a iniciativa de apresentar um Projeto de Lei que objetiva estabelecer diretrizes para a instalação, operação e manutenção das estações Wallbox de carros elétricos, que são dispositivos de recarga para veículos conectados a uma fonte de alimentação elétrica. Segundo a vereadora “A medida visa garantir a segurança dos usuários e a integridade dos equipamentos”, afirma.
O projeto estabelece que as estações Wallbox devem ser instaladas por profissionais certificados, de acordo com as normas técnicas e regulamentos em vigor, em especial a norma ABNT NBR 17019:2022. Da mesma forma determina as funções dos profissionais responsáveis pela instalação da estação Wallbox e, também do responsável pela operação e manutenção do equipamento.
A iniciativa da vereadora contempla também o tema do ambientalismo na medida em que incentiva o uso de energias renováveis, a maior circulação de frota de veículos elétricos, a diminuição da emissão de gás carbônico na atmosfera urbana, e segue de acordo com as tendências mundiais de redução da poluição por combustíveis fósseis.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]