No menu items!
28.3 C
São Paulo
quinta-feira, 3 abril, 2025

Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP recebe o Projeto Laboratório Encantado

Criado para hospitais públicos ou que têm atendimento pelo SUS, projeto atende até 300 crianças por instituição e percorrerá mais cidades do País até novembro

O Projeto Laboratório Encantado chega ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, na cidade de São Paulo, até 20 de setembro, e seguirá para outras instituições em João Pessoa, Manaus e Porto Alegre. Esta é a segunda edição da iniciativa criada pela empresa Mina Cultural, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da RaiaDrogasil e Air Liquide, e planos de expansão para outros hospitais do País. A edição anterior, em 2023, alcançou cerca de 2 mil crianças em hospitais de cidades diferentes.

“O projeto atende uma população que nem sempre tem acesso a atividade cultural. A maioria dessas crianças internadas assiste a uma peça teatral com atores profissionais pela primeira vez, e durante as oficinas são estimuladas à criatividade, cognição e leitura, o que pode contribuir para a abertura de outro universo”, afirma Maysa Lepique, produtora executiva da Mina Cultural.

O projeto fica cinco dias em cada instituição com o tema ciência conduzindo as atividades. Entre elas, o espetáculo teatral, que mostra um laboratório de ciências em local mágico, é encenado diariamente pela Companhia Pia Fraus de Teatro, conhecida por acumular prêmios no Brasil e exterior.

Já no ciclo de oficinas criativas as crianças são estimuladas a confeccionar dinossauros articulados, varal com sistema solar, teatro de sombras com animais marinhos, entre outras curiosidades.  Dois carrinhos cenográficos circulam em áreas da pediatria indicadas pelo hospital. A música faz parte das intervenções e pode ser a protagonista quando a criança não tiver condição de interagir, como acontece em Centros de Terapia Intensiva.

O projeto deixa para cada criança o Kit Ciência, contendo uma mochila com o livro “Laboratório Encantado”, produzido para a ação pela Editora Evoluir e os materiais para prolongar os aprendizados das oficinas, após receberem alta ou mesmo permanecendo em ambiente hospitalar.

Na sequência a São Paulo, o projeto seguirá para o Hospital Infantil Arlinda Marques (João Pessoa), Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Manaus) e Hospital da Criança Santo Antônio (Porto Alegre).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

COP30 e o papel estratégico do Brasil na governança climática e alimentar

Por Thomas Law Em novembro, Belém do Pará sediará a...

Acionado 900 vezes, Botão do Pânico do app SP Mulher Segura agiliza resposta da polícia

Aplicativo facilita registro de ocorrências e acionamento da Polícia...

Médicos do Hospital do Servidor de SP tentam identificar indícios de Alzheimer a partir de exame de vista

No futuro, exame óptico poderá ser adicionado ao protocolo de diagnóstico precoce da doença Para ajudar na prevenção do Alzheimer, os médicos do Hospital do...

COP30 e o papel estratégico do Brasil na governança climática e alimentar

Por Thomas Law Em novembro, Belém do Pará sediará a COP30, tornando-se o centro das discussões sobre mudanças climáticas. Além das questões ambientais, o evento...

Acionado 900 vezes, Botão do Pânico do app SP Mulher Segura agiliza resposta da polícia

Aplicativo facilita registro de ocorrências e acionamento da Polícia Militar para vítimas A polícia de São Paulo atendeu em um ano 909 ocorrências via Botão...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.