Inmetro dá dicas aos pais para facilitar compra de material escolar

Observar o selo do Instituto qualificando o produto é essencial

Janeiro chegou, e como em todos os outros anos, a movimentação nas lojas de venda de material escolar aumenta. A procura por livros didáticos, cadernos e outros equipamentos, como lápis, canetas e borrachas, faz os pais e responsáveis irem a busca dos melhores preços e qualidade dos produtos.

Para auxiliar na hora da compra e garantir que os itens adquiridos atendam aos padrões de segurança e qualidade, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) dá dicas essenciais para que os responsáveis evitem problemas.

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, orienta que o fundamental é que o consumidor esteja atento para algumas dicas importantes, como observar a presença do selo de certificação do Instituto e as informações descritas nas embalagens dos produtos. A nota fiscal é essencial para comprovar a procedência do material e facilitar eventuais reclamações.

“Orientamos pais e consumidores a verificarem, ao comprar materiais escolares, se os produtos possuem o selo [do Inmetro], se são adequados à faixa etária da criança e se estão sendo adquiridos em estabelecimentos formais, que garantem a procedência desses itens. Essas medidas ajudam a prevenir possíveis riscos à saúde e à segurança das crianças, bem como de todos os usuários”, explicou.

Preços

Os preços dos materiais escolares também costumam preocupar por causa do preço. Itens como mochilas e cadernos se destacam pelo valor elevado.

De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae), o material escolar deve ficar entre 5% e 9% mais caro em 2025. O presidente-executivo da associação, Sidnei Bergamaschi, disse que a elevação nos preços é atribuída a uma combinação de fatores econômicos e logísticos, como a alta tributação, custos de produção e a valorização do dólar.

“Os impostos são um componente importante no peço final do material escolar. Diversos produtos têm até 40% de impostos. Os itens que formam a cesta, quase metade do preço do produto final é imposto”, informou.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

JORNAL UNICIDADE – ANO 4 – EDIÇÃO 194 – São Paulo, 19 a 25 de setembro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_unicidade_ano_4_edi_o_194_s_o_paulo_

JORNAL VER A CIDADE – ANO 7 – EDIÇÃO 264 – São Paulo, 19 a 25 de setembro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_ver_a_cidade_ano_7_edi_o_264_s_o_pau

Além da recreação: Parques têm potencial para regulação climática e hídrica das cidades

Cientistas desenvolveram uma ferramenta que prioriza os benefícios ecossistêmicos...

JORNAL UNICIDADE – ANO 4 – EDIÇÃO 194 – São Paulo, 19 a 25 de setembro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_unicidade_ano_4_edi_o_194_s_o_paulo_

JORNAL VER A CIDADE – ANO 7 – EDIÇÃO 264 – São Paulo, 19 a 25 de setembro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_ver_a_cidade_ano_7_edi_o_264_s_o_pau

Além da recreação: Parques têm potencial para regulação climática e hídrica das cidades

Cientistas desenvolveram uma ferramenta que prioriza os benefícios ecossistêmicos na criação de espaços verdes urbanos Entrar num parque nos evoca muitas sensações. Dentro de uma...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui