No menu items!
23 C
São Paulo
quarta-feira, 10 dezembro, 2025

Hidrate-se! Estratégias para enfrentar o calor e prevenir a desidratação

Especialista dá dicas para manter-se hidratado nos dias quentes

À medida que a temperatura aumenta, a desidratação e a insolação também se tornam mais frequentes. Por isso, os cuidados com a ingestão de líquidos devem ser redobrados.

A desidratação ocorre quando o corpo perde mais fluidos do que ingere, comprometendo diversas funções essenciais, como a termorregulação, a eliminação de resíduos, a lubrificação das articulações e o transporte de nutrientes. Para ajudar a identificar sinais de desidratação e como preveni-los, a nutricionista Adriana Stavro dá algumas dicas de cuidado para este período de clima quente.

O equilíbrio hídrico é regulado com precisão no metabolismo. Estudos recentes sugerem que, mesmo uma leve desidratação — uma perda de água corporal de 1 a 2% — pode ter consequências negativas para a saúde, como cefaleias, irritabilidade, diminuição do desempenho físico, redução da função cognitiva, fraqueza nas extremidades, hipotonia dos globos oculares, hipotensão ortostática e taquicardia.

Sinais de desidratação em adultos:

Menos micção (xixi); Ausência de suor; Irritabilidade ou ansiedade; Fadiga; Tontura; Boca seca e/ou tosse seca; Constipação e Urina de cor mais escura (não clara nem transparente).

Como prevenir a desidratação

A melhor maneira de evitar a desidratação é certificar-se de beber no mínimo 35 ml de água por kg de peso ao dia, além de consumir outros líquidos, como chás e alimentos ricos em água. Esses alimentos não apenas ajudam a hidratar, mas também fornecem vitaminas, minerais e fibras. Algumas sugestões são melancia, laranjas, alface, tomates e abacaxi.

Dicas Rápidas para Prevenir a Desidratação

  • Vista-se adequadamente: use roupas leves e de cores claras para ajudar a manter o corpo fresco.
  • Faça pausas na sombra: Procure sombra regularmente, especialmente durante as horas mais quentes do dia.
  • Evite álcool: O álcool pode agravar a desidratação, pois atua como um diurético e aumenta a produção de xixi.
  • Refresque-se com banhos frios: Um banho frio pode ajudar a baixar a temperatura corporal e proporcionar alívio.
  • Mantenha sempre água por perto: Tenha uma garrafinha de água com você para facilitar a hidratação ao longo do dia.
  • Monitore a cor da sua urina: Uma urina clara é um sinal de boa hidratação, enquanto uma urina escura pode indicar desidratação.

 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º país mais afetado no mundo

Embora os sintomas sejam silenciosos, o descontrole pode causar complicações “Eu pensei que os exames alterados eram um erro, justamente porque não tinha sintomas”, conta...

São Paulo recebe 134,5 mil doses do primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger gestantes e recém-nascidos

Imunização gratuita pelo SUS busca reduzir casos de bronquiolite em bebês O Ministério da Saúde iniciou na terça-feira (2), a distribuição nacional da vacina contra...

Pagamento por aproximação passa a ser aceito em todas as estações do Metrô

A tecnologia está disponível, em fase de testes, em mais 57 estações das quatro linhas operadas pelo Metrô Os passageiros do Metrô agora podem pagar...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.