No menu items!
24.9 C
São Paulo
quarta-feira, 14 janeiro, 2026

Hidrate-se! Estratégias para enfrentar o calor e prevenir a desidratação

Especialista dá dicas para manter-se hidratado nos dias quentes

À medida que a temperatura aumenta, a desidratação e a insolação também se tornam mais frequentes. Por isso, os cuidados com a ingestão de líquidos devem ser redobrados.

A desidratação ocorre quando o corpo perde mais fluidos do que ingere, comprometendo diversas funções essenciais, como a termorregulação, a eliminação de resíduos, a lubrificação das articulações e o transporte de nutrientes. Para ajudar a identificar sinais de desidratação e como preveni-los, a nutricionista Adriana Stavro dá algumas dicas de cuidado para este período de clima quente.

O equilíbrio hídrico é regulado com precisão no metabolismo. Estudos recentes sugerem que, mesmo uma leve desidratação — uma perda de água corporal de 1 a 2% — pode ter consequências negativas para a saúde, como cefaleias, irritabilidade, diminuição do desempenho físico, redução da função cognitiva, fraqueza nas extremidades, hipotonia dos globos oculares, hipotensão ortostática e taquicardia.

Sinais de desidratação em adultos:

Menos micção (xixi); Ausência de suor; Irritabilidade ou ansiedade; Fadiga; Tontura; Boca seca e/ou tosse seca; Constipação e Urina de cor mais escura (não clara nem transparente).

Como prevenir a desidratação

A melhor maneira de evitar a desidratação é certificar-se de beber no mínimo 35 ml de água por kg de peso ao dia, além de consumir outros líquidos, como chás e alimentos ricos em água. Esses alimentos não apenas ajudam a hidratar, mas também fornecem vitaminas, minerais e fibras. Algumas sugestões são melancia, laranjas, alface, tomates e abacaxi.

Dicas Rápidas para Prevenir a Desidratação

  • Vista-se adequadamente: use roupas leves e de cores claras para ajudar a manter o corpo fresco.
  • Faça pausas na sombra: Procure sombra regularmente, especialmente durante as horas mais quentes do dia.
  • Evite álcool: O álcool pode agravar a desidratação, pois atua como um diurético e aumenta a produção de xixi.
  • Refresque-se com banhos frios: Um banho frio pode ajudar a baixar a temperatura corporal e proporcionar alívio.
  • Mantenha sempre água por perto: Tenha uma garrafinha de água com você para facilitar a hidratação ao longo do dia.
  • Monitore a cor da sua urina: Uma urina clara é um sinal de boa hidratação, enquanto uma urina escura pode indicar desidratação.

 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Anvisa libera estudo com medicamento para lesões na medula espinhal

Segundo ministro, pesquisa será marco para pacientes e familiares A...

Confira os cuidados necessários para evitar a dengue durante as férias

Altas temperaturas e clima chuvoso favorecem a proliferação do...

Anvisa libera estudo com medicamento para lesões na medula espinhal

Segundo ministro, pesquisa será marco para pacientes e familiares A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início do estudo clínico para avaliar a...

Confira os cuidados necessários para evitar a dengue durante as férias

Altas temperaturas e clima chuvoso favorecem a proliferação do mosquito causador da doença, o Aedes aegypti Com a chegada do verão e das férias escolares,...

Programa Mãe Paulistana 2026 amplia itens de enxoval distribuídos às gestantes atendidas pela Prefeitura

Bolsa é entregue com 24 produtos para o bebê como banheira, escova, pente, tesoura, cortador de unha e roupas Gestantes que realizam o pré-natal nas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.