No menu items!
30.1 C
São Paulo
segunda-feira, 1 dezembro, 2025

Heliópolis ganha o Teatro Baccarelli, primeira sala de concertos do mundo em uma favela

Em terreno concedido pela Prefeitura por 90 anos, espaço cultural tem 533 lugares e fosso móvel para espetáculos de linguagens múltiplas

Heliópolis viveu na terça-feira (25) um dia histórico, com a inauguração do Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos instalada dentro de uma comunidade no mundo — um equipamento moderno, sonhado por décadas e que é resultado de uma parceria entre poder público, iniciativa privada, sociedade civil e comunidade. O teatro foi construído em um terreno concedido pela Prefeitura de São Paulo, garantindo ao Instituto Baccarelli a permanência no local por 90 anos.

O Instituto Baccarelli, que atua há mais de 20 anos na região e hoje também gere 12 CEUs da cidade, conseguiu erguer um espaço de padrão internacional com gestão de baixo impacto ambiental e contratação prioritária de moradores locais. A sala, com 533 lugares e mais de 1.300 m² de área construída, está preparada para receber concertos de grande porte, cursos e apresentações de diferentes linguagens. Com o fosso móvel, as múltiplas e contemporâneas expressões culturais da região terão onde se apresentar.

O prefeito Ricardo Nunes participou da inauguração e destacou o impacto social que o novo teatro terá sobre a região. “Aqui é o espaço da oportunidade. É onde jovens vão aprender, tocar, sonhar — e onde as famílias vão poder aplaudir. É um equipamento que vai transformar a vida de muita gente”, afirmou. Ele lembrou que a concessão municipal, que antes era de 20 anos, foi ampliada para o limite permitido por lei. “Agora o Baccarelli tem segurança para permanecer aqui por 90 anos e continuar mudando a realidade das pessoas.”

Diante de uma plateia lotada de familiares dos jovens músicos, o maestro e CEO do Instituto, Edilson Venturelli, disse que o teatro tem um papel que vai além do auditório e do palco. “A gente tem que trabalhar muito para que o CEP onde a pessoa nasce não determine as oportunidades que ela vai ter. Aqui, 1.650 crianças estudam música todos os anos. E com arte e educação, a gente tem uma certeza: essa garotada não vai pegar no fuzil quando crescer”, afirmou.

Ele convidou toda a cidade a ocupar o novo espaço: “A sala é da comunidade, mas esperamos que pessoas de outros bairros venham assistir um concerto na favela. A cultura só é completa quando circula.”

O projeto acústico do teatro foi assinado pelo renomado escritório José Augusto Nepomuceno, responsável por alguns dos espaços culturais mais importantes do país, como a Sala São Paulo e o Teatro Cultura Artística.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura promove oficinas culinárias gratuitas no mês de dezembro

As capacitações são uma oportunidade de qualificação profissional e possuem certificado Para finalizar 2025, os Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN) preparam...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.