No menu items!
23 C
São Paulo
terça-feira, 16 dezembro, 2025

Governo Federal e Instituto Maurício de Sousa lançam gibi da Turma da Mônica sobre importância da valorização de idosos

História contada na revista em quadrinhos serviu de inspiração para a troca de experiências entre estudantes do ensino fundamental e pessoas idosas

A revista em quadrinhos “Turma da Mônica em: Intergeracionalidade” narra a história de Xabéu, irmã mais velha do personagem Xaveco, e de sua avó, Dona Xepa, em uma jornada de aprendizado sobre o envelhecimento e a valorização da pessoa idosa.

A trama também explora os desafios que podem surgir entre diferentes gerações devido a distintas visões de mundo e aos estereótipos associados à velhice, que resultam em discriminação e preconceito. Além disso, aborda o impacto desses fatores na dignidade e na saúde das pessoas idosas. A história ficcional encontra paralelos com a realidade quando se conhece a vida de William Aires, de 9 anos, que conta com a ajuda da avó para realizar as tarefas da escola. “Ela sempre me dá muitos presentes e é muito amorosa comigo”, conta ele, que retribui dando dicas de como utilizar o celular. “Eu sou um dos netos favoritos da minha família”, se orgulha.

Estudante do 4º ano da Escola Municipal Odilon José de Oliveira, em Goiás, ele foi um dos 25 alunos a participar do lançamento do gibi da Turma da Mônica sobre intergeracionalidade – a relação entre jovens e pessoas idosas, lançado pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o Instituto Maurício de Sousa. “Tem cenas que podem ajudar a gente a interpretar o que devemos fazer e como interagir com as pessoas idosas ajudando, respeitando e dando carinho”, relata Willian.

A ação reuniu, no Instituto Federal Goiano (IF Goiano), pessoas de diferentes idades. O lançamento da revista ocorreu de maneira integrada ao programa Envelhecer nos Territórios, que tem como objetivo promover a inclusão social e o envelhecimento ativo das pessoas idosas em diversas regiões do Brasil.

O secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre Silva, explica que disseminar os direitos da população idosa para todas as faixas etárias proporciona um ambiente de segurança e respeito de direitos. “Essa formação vai ajudar as crianças a respeitarem ainda mais as pessoas idosas, bem como estimular o convívio entre diferentes gerações, evitando qualquer possibilidade de preconceito ou discriminação que afeta professoras e professores”, afirmou.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Governo oficializa nova regra e lança aplicativo para obtenção de CNH

Custo da carteira de habilitação será reduzido em até...

Cidade de São Paulo conquista certificação histórica no Programa Município VerdeAzul

Reconhecimento consolida o avanço contínuo da capital na agenda...

Cate Cidade Ademar é ampliado e recebe mutirão de empregabilidade com mais de 500 vagas

O Cate Cidade Ademar passou por uma importante ampliação...

Governo oficializa nova regra e lança aplicativo para obtenção de CNH

Custo da carteira de habilitação será reduzido em até 80% O presidente Lula oficializou na terça-feira (9) as novas regras para obtenção da Carteira Nacional...

Cidade de São Paulo conquista certificação histórica no Programa Município VerdeAzul

Reconhecimento consolida o avanço contínuo da capital na agenda ambiental com iniciativas premiadas internacionalmente A cidade de São Paulo alcançou o melhor desempenho de sua...

Cate Cidade Ademar é ampliado e recebe mutirão de empregabilidade com mais de 500 vagas

O Cate Cidade Ademar passou por uma importante ampliação na última sexta-feira (12), reforçando a rede municipal de apoio ao trabalhador e ampliando a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.