No menu items!
23.4 C
São Paulo
sexta-feira, 16 janeiro, 2026

Governo de SP prorroga campanha de vacinação contra a gripe até 31 de julho

A cobertura vacinal no estado está em 44,5%, um aumento de 4,6% em relação à cobertura no final de maio


A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai prorrogar a campanha de vacinação contra Influenza (gripe) para a população acima de seis meses por mais 30 dias, com data prevista para encerramento no dia 31 de julho.

A cobertura vacinal no estado está em 44,5%, um aumento de 4,6% em relação à cobertura no final de maio. Nos primeiros cinco meses de 2023, foram aplicadas 6,1 milhões de doses vacina, mas com a prorrogação da campanha, foram aplicadas mais 4,6 milhões de doses apenas em junho, levando a um total de 10.769.619 milhões. A meta de cobertura para o Estado é de 90%.

A gripe geralmente causa febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar as crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte. Apenas em 2023, a Secretaria da Saúde já registrou 176 óbitos decorrentes de casos graves causados pela infecção dos diversos tipos de vírus da Influenza. A vacinação é eficaz em evitar a evolução da doença para estes quadros mais graves.

A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz. Como o vírus tem alta capacidade de mutação e muda suas características ao longo do tempo, é preciso se imunizar todos os anos. A cepa do vírus H1N1 usada em 2023, por exemplo, é diferente da que foi usada para produzir os imunizantes no ano passado.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Pequenas ações diárias podem reduzir o risco de doenças crônicas e garantir até 10 anos extras de vida saudável

Especialistas explicam como micro-hábitos podem impactar positivamente a saúde Em...

Na volta às aulas, Ipem-SP orienta sobre o uso do transporte escolar

O cronotacógrafo é obrigatório em caminhões, vans e ônibus,...

Comer na praia é seguro? Nutricionista alerta para riscos invisíveis dos alimentos no calor, sobretudo para crianças

Exposição ao sol, falta de refrigeração e higiene inadequada aumentam o risco de intoxicação alimentar no verão Sol, praia, piscina e passeios ao ar livre...

Pequenas ações diárias podem reduzir o risco de doenças crônicas e garantir até 10 anos extras de vida saudável

Especialistas explicam como micro-hábitos podem impactar positivamente a saúde Em um país onde 52% dos adultos convivem com ao menos uma doença crônica e aproximadamente...

Na volta às aulas, Ipem-SP orienta sobre o uso do transporte escolar

O cronotacógrafo é obrigatório em caminhões, vans e ônibus, inclusive no transporte escolar, para monitorar todo o trajeto do veículo Com o retorno às aulas,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.