No menu items!
33 C
São Paulo
terça-feira, 30 dezembro, 2025

GCM apreende mais uma moto usando placa comprada pela internet e já flagrada mais de 9 mil vezes

É a segunda ocorrência da semana envolvendo a placa BRA49CC; desta vez, veículo era conduzido por uma mulher

Uma mulher sem habilitação foi presa pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) na quinta-feira (4) ao ser flagrada pilotando uma motocicleta com a mesma placa adquirida pela internet que já havia sido registrada mais de 9 mil vezes pelo sistema de monitoramento Smart Sampa em diferentes veículos e locais, entre junho e julho de 2025. Este é o segundo caso na cidade, apenas nesta semana, de prisão de condutor utilizando a mesma placa.

Essa ação resultará no primeiro pagamento de bônus aos três guardas civis envolvidos, que receberão R$ 1 mil cada, valor a ser acrescido na folha de pagamento. Nesta semana, o prefeito Ricardo Nunes sancionou o projeto de lei que enviou à Câmara e foi aprovado no fim de agosto para instituir a bonificação de até R$ 1 mil para integrantes da GCM que recuperarem veículos de duas rodas com restrição por furto, roubo ou adulteração de sinal identificador.

A abordagem ocorreu durante patrulhamento de rotina da Inspetoria Regional São Mateus, na Rua Igarapé Água Azul, em Cidade Tiradentes, Zona Leste. A motocicleta era uma Honda vermelha de 125 cilindradas. Aos agentes, a condutora confessou ter comprado a placa falsificada pela internet.

Durante a vistoria, os guardas verificaram ainda que o motor da moto apresentava apenas quatro dígitos e o chassi estava adulterado, impossibilitando a correta identificação do veículo. A mulher afirmou ter adquirido a motocicleta em leilão há cerca de um ano e quatro meses, sem verificar documentação ou sinais identificadores, e contou que instalou por conta própria a placa irregular adquirida em um grande site de varejo online.

Ela foi conduzida ao 49º DP, onde a ocorrência foi registrada como crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor (art. 311, §2º, III, do Código Penal). A motociclista permaneceu à disposição da Justiça, e o veículo foi apreendido.

A Prefeitura de São Paulo tem intensificado as ações da GCM para combater a adulteração e clonagem de placas. Um dos principais instrumentos é o uso de câmeras com tecnologia OCR, instaladas em motos da GCM e da Polícia Militar, que realizam a leitura automática das placas e cruzam as informações com o sistema nacional Córtex. Em caso de suspeita, o sistema emite alertas em tempo real para as equipes de patrulhamento, agilizando a abordagem.

Além disso, a Prefeitura solicitou ao Governo Federal e ao Denatran a retomada da obrigatoriedade de lacres de segurança nas placas, especialmente em motocicletas. Esse dispositivo dificulta a troca fraudulenta e, aliado ao monitoramento do Smart Sampa, amplia a eficácia da fiscalização.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura devolve Parque Leopoldina à cidade com áreas revitalizadas e reforço ambiental

Após requalificação, espaço reabre com novas estruturas de lazer,...

Final de Ano na Estrada: Segurança e Diversão para a Família Chegar Bem

O final de ano traz a alegria do reencontro...

Cota de gratuidade do Mamãe Tarifa Zero será suspensa temporariamente durante férias de Janeiro

Benefício será paralisado durante o período de recesso escolar...

Prefeitura devolve Parque Leopoldina à cidade com áreas revitalizadas e reforço ambiental

Após requalificação, espaço reabre com novas estruturas de lazer, esporte e convivência, câmeras do Smart Sampa e receberá mil mudas de árvores A cidade de...

Final de Ano na Estrada: Segurança e Diversão para a Família Chegar Bem

O final de ano traz a alegria do reencontro familiar e o desafio da logística de viagem. Como médica neonatologista e mãe, sei que...

Cota de gratuidade do Mamãe Tarifa Zero será suspensa temporariamente durante férias de Janeiro

Benefício será paralisado durante o período de recesso escolar da rede municipal A SPTrans, em atendimento à determinação da Secretaria Municipal de Educação (SME), informou...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.