No menu items!
22.3 C
São Paulo
sexta-feira, 4 abril, 2025

Flagrantes de fraudes metrológicas em bombas de combustíveis aumentam o valor da multa

Segundo o Inmetro, a ação foi adotada após o crescente número de ações irregulares de modificações em bombas medidoras com a finalidade de fraudar e obter ganhos ilícitos

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, no mercado de combustíveis, atua sob as diretrizes do Inmetro, seguindo as normas e padrões estabelecidos na fiscalização em bombas medidoras de combustíveis no estado.

Durante as fiscalizações, se o posto for autuado tem dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, com a atualização do Inmetro, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Conforme o Inmetro, é amplamente conhecido o crescente número de ações irregulares de modificação de bombas medidoras de combustíveis líquidos com a finalidade de fraudar e obter ganhos ilícitos. Essas ações prejudicam não apenas o consumidor, mas também a concorrência leal e a confiança no mercado.

Considerando a importância da união de esforços para intensificar as ações de combate às fraudes metrológicas e reconhecendo a necessidade de tornar menos atrativas as práticas criminosas por meio de iniciativas que combatam as irregularidades, desde 2 de setembro todas as irregularidades caracterizadas como fraudes em bombas medidoras de combustíveis, evidenciadas, inclusive, por meio de autos de infração das equipes de fiscalização, tem como multa até R$ 1,5 milhão. A norma tem a finalidade de dificultar fraudes eletrônicas no abastecimento de veículos.

A fiscalização do Ipem

As placas e componentes eletrônicos das bombas de combustíveis apreendidas durante as fiscalizações de rotina e operações especiais são encaminhadas ao laboratório de Metrologia 4.0 do Ipem para perícia. Após a realização dos ensaios metrológicos, é confeccionado o laudo técnico que determinará ou não a fraude metrológica apontada a partir da conclusão do processo de fiscalização em postos.

Na sequência são realizados os trâmites burocráticos no Ipem, inclusive, a emissão de ofício à Secretaria da Fazenda e Planejamento, e ao Ministério Público do Estado de São Paulo, que a partir daí, tomará as providências necessárias para a cassação da inscrição estadual e as punições cíveis a serem aplicadas aos responsáveis pelo estabelecimento autuado.

Em paralelo, além de autuar o estabelecimento, o Ipem-SP apura a responsabilidade da oficina encarregada da manutenção das bombas de combustíveis. Caso seja comprovada a participação da oficina na fraude, é revogada sua autorização de manutenção de bombas de combustíveis.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura conclui estudo urbanístico e avança com projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o centro de São Paulo

Documento destaca os impactos do novo modal na dinâmica da cidade e sua relação com as demais políticas públicas municipais A Prefeitura de São Paulo,...

Médicos do Hospital do Servidor de SP tentam identificar indícios de Alzheimer a partir de exame de vista

No futuro, exame óptico poderá ser adicionado ao protocolo de diagnóstico precoce da doença Para ajudar na prevenção do Alzheimer, os médicos do Hospital do...

COP30 e o papel estratégico do Brasil na governança climática e alimentar

Por Thomas Law Em novembro, Belém do Pará sediará a COP30, tornando-se o centro das discussões sobre mudanças climáticas. Além das questões ambientais, o evento...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.