Ingestão recomendada é de 30g por dia; especialista indica quais alimentos devem ser incluídos nas refeições
As fibras alimentares têm um papel fundamental na saúde do corpo. Componentes vegetais não digeridos pelo organismo ajudam no bom funcionamento do intestino e em vários outros processos. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica que o consumo adequado de fibras é importante para a saúde intestinal e cardiovascular, para prevenir algumas doenças crônicas e até para manter a disposição. ”A falta de fibras pode causar inchaço abdominal, pele oleosa, cansaço, prisão de ventre e, inclusive, mau humor”, diz.
Segundo a especialista, a recomendação da ingestão de fibras pode variar de acordo com a faixa etária, mas a média, para um adulto saudável, é de 30 gramas por dia. No entanto, pesquisas indicam que a maioria das pessoas ao redor do mundo consomem menos de 20 gramas. “É importante nos atentarmos para a inclusão das fibras em nossas refeições. Uma alimentação rica em cereais, tubérculos, raízes, frutas, hortaliças e leguminosas, permite atingir facilmente as recomendações diárias do nutriente”, afirma.
A nutricionista explica que existem dois grupos de fibras:
Solúveis: se dissolvem em água e formam um gel como é o caso da aveia, maçã, cenoura e leguminosas. Promovem saciedade e controle do colesterol e da glicemia.
Insolúveis: não se dissolvem e ajudam a “varrer” o intestino. É o caso dos grãos integrais, cascas de frutas e verduras cruas. Aceleram o trânsito intestinal e previnem a constipação.
Thamires explica os benefícios do consumo do nutriente:
Controla os níveis de açúcar no sangue: desacelera a digestão e absorção da glicose, ajudando no controle glicêmico, especialmente em pessoas com diabetes.
Ajuda no controle do colesterol: Algumas fibras, como a solúvel, se ligam ao colesterol e ajudam a eliminá-lo pelas fezes, reduzindo o LDL, conhecido como colesterol ruim.
Promove saciedade: Ajuda a manter a sensação de estômago cheio por mais tempo, o que auxilia na perda ou controle de peso.
Alimenta a flora intestinal (prebiótico natural): Fibras servem de “alimento” para as bactérias boas do intestino, fortalecendo a imunidade e a digestão.
A especialista destaca os alimentos que mais possuem fibras: mamão, kiwi, maçã com casca, vegetais, folhas verdes, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), grãos integrais (aveia, arroz integral, pão integral) e sementes (chia, linhaça), e ensina receitas fáceis de fazer para aumentar a ingestão de fibras nas refeições.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]