No menu items!
25.9 C
São Paulo
sexta-feira, 26 abril, 2024

Fábricas de Cultura da zona Norte apresentam intervenções para os 100 anos da Semana de Arte Moderna

O programa oferece uma agenda voltada ao movimento modernista e às vanguardas contemporâneas das periferias até o próximo ano


As Fábricas de Cultura Brasilândia e Jaçanã apresentam uma performance e um bate-papo sobre as estéticas da arte periférica, respectivamente, como releituras da Semana de Arte Moderna de 1922. As unidades integram o programa Fábricas de Cultura,da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, o qual vem oferecendo uma agenda voltada ao movimento modernista e às vanguardas artísticas atuais das periferias. O objetivo é mostrar os contrapontos entre a antropofagia cultural dos anos 1920 e a de hoje. Confira os destaques de outubro.

O coletivo Zéfiro Norte estará na Fábrica de Cultura Brasilândia no dia 8 de outubro, sexta-feira, às 18h, com a performance “Novamente 22”. O público poderá assistir a transmissão pela página do programa no Facebook.

O coletivo de teatro com jovens das periferias da zona norte da capital paulista, formado a partir do Projeto Espetáculo das Fábricas de Cultura, constrói uma linha do tempo com performances nas áreas externas do Teatro Municipal de São Paulo, onde ocorreu a semana modernista da época, e da Cinemateca Brasileira, para trazer a linguagem cênica inspirada nas grandes obras de Anita Malfatti, importante artista do movimento dos anos 1920. O evento busca promover reflexões sobre a mudança de uma expressão artística e de como a mesma chega ao público.

Em outubro o festival online Esquenta Moderno das Fábricas de Cultura retorna com Rupturas: as estéticas revolucionárias presentes na arte periférica, no dia 23/10, sábado, a partir das 19h. A atividade será recebida pela Fábrica de Cultura Jaçanã e transmitida no canal de YouTube.

Panikinho, rapper, digital influencer e educador, comanda essa conversa sobre as diversas formas e conceitos de artes por vezes consideradas subversivas com uma estética “excêntrica” e múltipla, como alguns elementos do hip-hop, o funk, o trap, o grafite, o neo soul, o afrobeat, os saraus, dentre outras.

Essa programação das Fábricas de Cultura faz parte do Modernismo Hoje, conjunto de ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. As atividades podem ser acompanhadas no hotsite +Cultura da Poiesis – Organização Social de Cultura responsável pela gestão das Fábricas de Cultura das zonas norte e sul de São Paulo, inclusive da unidade em Diadema.

Serviço:
Programação gratuita

Fábrica de Cultura Brasilândia

Novamente 22 – Performance do Coletivo Zéfiro Norte

8/10 – sexta-feira – 18h

Faixa etária: livre

Plataforma: Facebook


Fábrica de Cultura Jaçanã

Rupturas: as estéticas revolucionárias presentes na arte periférica – Conversa com Panikinho

23/10 – sábado – 19h

Faixa etária: livre

Plataforma: YouTube

——–

Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

E-mail: [email protected]

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020 e 2021, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Municípios têm oportunidades com o saneamento

O saneamento básico galgou um novo patamar no interesse...

Governo paulista anuncia 386 novos leitos em hospitais estaduais da capital e Grande SP

Expansão amplia resiliência na rede e vai desafogar unidades...

Prefeitura dará desconto de até 95% em juros e multas em renegociação de dívidas

Programa de Parcelamento Incentivado da Secretaria da Fazenda tem...

ARTIGO | Municípios têm oportunidades com o saneamento

O saneamento básico galgou um novo patamar no interesse de investidores e especialistas. A aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento trouxe perspectivas promissoras...

Governo paulista anuncia 386 novos leitos em hospitais estaduais da capital e Grande SP

Expansão amplia resiliência na rede e vai desafogar unidades com picos de atendimento por dengue e doenças respiratórias O fortalecimento da assistência aos usuários da...

Prefeitura dará desconto de até 95% em juros e multas em renegociação de dívidas

Programa de Parcelamento Incentivado da Secretaria da Fazenda tem início dia 29 de abril Os contribuintes da cidade de São Paulo em débito com a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui