No menu items!
23.3 C
São Paulo
quinta-feira, 5 fevereiro, 2026

Estudantes preparados no Butantan recebem medalhas de bronze em Olimpíada Internacional de Biologia

Jovens haviam recebido medalha de ouro na 19ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)


Dois estudantes capacitados no Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo, receberam medalhas de bronze durante a Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), realizada na primeira quinzena de julho, nos Emirados Árabes.

Os alunos premiados foram João Tomás de Camargo Silva, do Colégio Etapa, de São Paulo, e Nailton Gama de Castro, do Colégio Master, de Fortaleza. Ambos haviam recebido medalha de ouro na 19ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), organizada pelo Instituto Butantan e apoiada pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB).

A colocação permitiu que os jovens fossem escalados para uma capacitação no Butantan junto a outros 14 alunos, que durou uma semana. Os estudantes do ensino médio foram submetidos a atividades e provas, teóricas e práticas, elaboradas pela equipe do instituto.

Ao final, realizaram uma prova classificatória para a IBO e a Olimpíada Iberoamericana de Biologia, marcada para o mês de setembro na Espanha.

João Tomás, classificado e premiado na IBO, conta que o Butantan teve papel importante nesse resultado. “Eu me interesso muito em trabalhar com pesquisa e isso também me ajudou bastante a ter uma ideia, além de ter ajudado para a prova. A parte de bioquímica e a de bioinformática, por exemplo, foram boas, porque eu não tinha visto nada de bioinformática antes e era uma das atividades práticas da olimpíada”, disse o estudante.

Não foram apenas as aulas que auxiliaram o jovem. Dois pesquisadores do Butantan acompanharam João na viagem, José Ricardo Jensen e Milton Nishiyama Júnior. O estudante considerou esse um apoio importante e essencial durante sua estadia nos Emirados Árabes.

Tanto as olimpíadas brasileiras de conhecimento, quanto as internacionais, abrem portas para os estudantes. Isso porque algumas instituições já permitem o ingresso de candidatos medalhistas sem a necessidade de vestibular, como é o caso da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Federal de Itajubá (UNIFEI). Sucesso aos nossos estudantes brilhantes!


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Cidades são laboratórios para reinventar a agenda do clima

Por Luiz Augusto Pereira de Almeida Ante a falta de...

Cidades são laboratórios para reinventar a agenda do clima

Por Luiz Augusto Pereira de Almeida Ante a falta de progressos no cumprimento do Acordo de Paris e no quesito fundamental da eliminação dos combustíveis...

Viaturas elétricas da GCM da capital evitam emissão de 243 toneladas de CO₂ na atmosfera

Iniciativa, que equivale ao plantio de 10 mil árvores, integra ações municipais de descarbonização, que incluem 1.149 ônibus elétricos e caminhões a biometano As viaturas...

Subprefeitura Pinheiros inicia obras de revitalização da Praça Mycle Alexandre Campos Melo

Local é frequentado por moradores e pacientes da UPA Lapa A Subprefeitura Pinheiros deu início às obras de revitalização das calçadas da Praça Mycle Alexandre...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.