No menu items!
16 C
São Paulo
terça-feira, 26 agosto, 2025

Estado de SP registra 2º mês seguido de recuo nas mortes no trânsito

Julho tem redução de 8,2% no número de óbitos, com destaque para a retração de 10% nas vítimas fatais envolvendo motos

O estado de São Paulo registrou queda no número de mortes no trânsito pelo segundo mês consecutivo. Julho de 2025 praticamente repetiu o mês anterior, junho, que teve retração de 8,3% nos óbitos em relação a junho de 2024. Agora, na comparação entre julho de 2024 e julho de 2025, a redução foi de 8,2%, puxada pela queda nas mortes relacionadas a bicicletas, que recuaram 26,3% e naquelas que envolveram motos, com queda de 10% no mesmo intervalo. No ano, o recuo acumulado no número total de mortes no estado é de 1,4%. Os dados são do Infosiga, a plataforma de estatísticas viárias do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

A retração no total de sinistros de trânsito com vítimas, fatais ou não, foi ainda maior em julho: o estado teve 23,8% menos acidentes com óbitos e lesões do que no mesmo mês do ano passado (11.372 no ano passado, contra 8.670 neste ano). No ano, o total de sinistros com vítimas é um quinto menor que o registrado de janeiro a julho de 2024: 21,2% a menos (80.092 no ano passado, contra 63.122 neste ano).

No caso das bicicletas, que lideram a queda na taxa de óbitos, o recuo ao longo de 2025 é de 8,8%: são 237 mortes de janeiro a julho, ante 260 no mesmo intervalo de 2024. Entre os automóveis, a retração em todo o ano é de 7,7%: 717 óbitos, contra 777 no ano passado. O índice que envolve pedestres também apresenta redução: a diminuição é de 5,6% (832×785 mortes). No caso das motos, que tiveram queda de 10% nas mortes em julho, o consolidado do ano ainda aponta um aumento de óbitos, de 2,9% em relação a 2024.

Grande SP e Ribeirão Preto lideram

A melhoria no trânsito paulista em 2025 tem a contribuição de três cidades: a capital, a vizinha Guarulhos e Ribeirão Preto, no interior. Na capital, as mortes no trânsito caíram 7,8% de janeiro a julho, em relação ao mesmo período do ano passado. Houve reduções em todos os modais: bicicletas (-46,4%), carros (-12,9%), motocicletas (-5,4%) e pedestres (-3,9%).

Em Guarulhos, a retração é de 21%, com queda nos acidentes com pedestres (-53,8%), automóveis (-33,3%) e motos (-4,1%). Já Ribeirão acumula queda de 13% no número de mortes no trânsito neste ano, com recuo nos sinistros envolvendo pedestres (-50%),e  motocicletas (-6,3%).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Estudo aponta estagnação no saneamento 5 anos após novo Marco Legal

Acesso a sistemas formais de água recuou 0,5 ponto...

A nova era do risco: como o setor de seguros vem se adaptando ao avanço dos eventos climáticos extremos

Por Eduard Folch Os eventos climáticos extremos deixaram de ser...

Estudo aponta estagnação no saneamento 5 anos após novo Marco Legal

Acesso a sistemas formais de água recuou 0,5 ponto percentual Cinco anos após o Marco Legal do Saneamento Básico entrar em vigor, o país não...

A nova era do risco: como o setor de seguros vem se adaptando ao avanço dos eventos climáticos extremos

Por Eduard Folch Os eventos climáticos extremos deixaram de ser exceções sazonais para se tornarem ocorrências constantes e cada vez mais intensas. Segundo um relatório...

Moradores de São Paulo podem votar e escolher as ações do Orçamento Cidadão até dia 5 de setembro

Propostas já podem ser enviadas pela internet por meio do Participe+ A etapa de votação para o Orçamento Cidadão 2026 da Prefeitura de São Paulo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.