No menu items!
22.1 C
São Paulo
sexta-feira, 19 abril, 2024

Estação Higienópolis-Mackenzie recebe exposição QAFETOTAFETA, que enaltece o amor entre a população negra

Fotógrafa Ellen De Melo propõe debate sobre sensibilidade e amor por meio de fotografias de casais afrocentrados expostas na Linha 4-Amarela


A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, recebe entre os dias 5 e 30 de novembro, a exposição QAFETOTAFETA.

Como o próprio nome sugere – “que afeto te afeta” -, a ideia da exposição é enaltecer o amor entre a população negra, em todas as suas formas. Além de trazer imagens de casais, famílias e autorretratos, as fotografias também apresentam o amor-interior. Cada expositor terá uma foto e uma frase, poesia ou música que remete ao amor.

“QAFETOTAFETA traz sensibilidade, acalanto e manifesta dores também. A população negra é desumanizada o tempo todo. Sempre imposto o lugar de pessoas invencíveis, fortes a todo custo, e isso é cruel demais. O que ninguém conta é que também temos sentimentos, somos vulneráveis, sensíveis e muito dignos de afeto e de amor”, explica Ellen De Melo, autora das fotografias.

A exposição faz parte do projeto “Mês da Consciência Negra”, que tem como objetivo dar voz e visibilidade aos artistas negros espalhados por São Paulo. Por meio da arte, a ViaQuatro quer dar protagonismo para exposições e artes de pessoas negras, como designers, pintores e fotógrafos, trazendo o protagonismo para as exposições, a fim de dar espaço para que esses artistas se comuniquem com os passageiros que passam pelas estações da Linha 4-Amarela.

“Com exposições como a QAFETOTAFETA, a ViaQuatro abre espaço para artistas suscitarem, por meio da arte, o debate sobre a diversidade racial e as construções sociais”, afirma Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.

A primeira a receber a exposição é a Estação Higienópolis-Mackenzie, em novembro, mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra – uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. A data, 20 de novembro, é lembrada nacionalmente como representativa da luta da população negra contra o racismo.

Em seguida, QAFETOTAFETA, composta por 20 telas, segue para a Estação Paulista, onde ficará exposta entre 03 de dezembro a 03 de janeiro.

Serviço – QAFETOTAFETA:

  • Estação Higienópolis-Mackenzie: De 5 a 30 de novembro
  • Estação Paulista: de 3 de dezembro a 3 de janeiro
- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Inteligência Artificial Transformando cidades

O movimento colaborativo de compartilhamento de informações tecnológicas entre...

Ampara SP cria exposição de artes feitas em conjunto com pessoas em situação de rua

Projeto produziu mostra com obras desenvolvidas durante os atendimentos...

ARTIGO | Inteligência Artificial Transformando cidades

O movimento colaborativo de compartilhamento de informações tecnológicas entre as cidades brasileiras, incluindo códigos-fonte de programação, começou em 2021 com a criação da ANCITI...

Ampara SP cria exposição de artes feitas em conjunto com pessoas em situação de rua

Projeto produziu mostra com obras desenvolvidas durante os atendimentos a esse público Próximo de completar seu primeiro ano, o “Ampara SP” realizou, no dia 3...

Prefeitura amplia vacinação contra dengue para todas as crianças de 10 a 14 anos

Capital recebeu novo lote de doses e vai estender a vacinação contra a dengue para todas as crianças e adolescentes de 10 a 14...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui