No menu items!
19.8 C
São Paulo
sexta-feira, 4 abril, 2025

Especialistas debatem o uso do biometano como alternativa ao diesel no transporte público

Seminário promovido pela Prefeitura de São Paulo discute aspectos como segurança energética, redução de emissões e regulamentação

O prefeito Ricardo Nunes abriu na manhã de terça-feira (25), o seminário técnico “Mobilidade Sustentável: o Papel do Biometano na Descarbonização do Transporte Urbano”, evento que reuniu especialistas do setor público, acadêmicos e representantes da iniciativa privada para debater a viabilidade e implementação do biometano como alternativa sustentável para a mobilidade urbana.

Segundo Nunes, a realização do seminário é mais um passo importante da cidade para cuidar do meio ambiente e é ele que vai definir se a Prefeitura de São Paulo irá ou não ter o biometano como alternativa no transporte coletivo e em outras áreas.

Nunes pontuou que a cidade tem avançado mais que qualquer outra cidade do mundo com ações concretas. “Nós temos R$ 6 bilhões disponíveis para fazer a substituição da frota de ônibus só nessa primeira etapa. A gente chegou em 54% de área de cobertura vegetal e a meta do C40 é chegar a 30%”, disse o prefeito.

O principal objetivo do seminário é analisar a viabilidade do uso do biometano no transporte público da cidade de São Paulo, abordando aspectos como segurança energética, redução de emissões, infraestrutura, tecnologia e regulamentação.

“Não existe alternativa melhor para substituir o diesel de forma renovável, com escala, que não seja o biometano”, disse o ministro em exercício de Minas e Energia, Pietro Mendes.

O evento contou com a participação de técnicos da Prefeitura de São Paulo, integrantes do Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frotas por Alternativas Mais Limpas (COMFROTA), especialistas do setor e formadores de opinião.

Secretário de Mobilidade Urbana e Transporte, Celso Caldeira destacou a importância do seminário. “Essa é uma grande oportunidade para que possamos aprender um pouco mais e trocar experiências. Nosso objetivo comum e determinação do prefeito é um transporte coletivo 100% movido a energia limpa, garantindo mais conforto e qualidade de vida para a população”, disse o secretário após pontuar os efeitos das recentes renovações e modernizações das frotas.

A cidade de São Paulo tem adotado diversas iniciativas para reduzir os efeitos do aquecimento global e promover a sustentabilidade urbana. Segundo o secretário executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini, a Prefeitura fez o financiamento de R$ 6 bilhões para eletrificar a frota de ônibus e, agora, o grande obstáculo é a infraestrutura.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Governo de SP apresenta plano de ação contra despejos irregulares no Tietê

Estratégia inclui criação de um grupo para fiscalizar fontes poluidoras A proliferação de algas e macrófitas no Rio Tietê, agravada pelo aumento das temperaturas médias...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.