No menu items!
19.7 C
São Paulo
quinta-feira, 22 janeiro, 2026

Entenda como funciona a fiscalização ambiental de áreas protegidas em São Paulo

Conheça os órgãos responsáveis por supervisionar estas áreas

A Prefeitura de São Paulo conta com órgãos de preservação e fiscalização do meio ambiente: a Divisão de Gestão das Unidades de Conservação (DGUC) e a Coordenação de Fiscalização Ambiental (CFA). A DGUC cuida do monitoramento contínuo dessas áreas e de possíveis ocorrências de infrações ou crimes ambientais.

Já a CFA existe para defender o patrimônio natural do município de São Paulo, como mananciais ameaçados, preservação do solo, coibir agressões a áreas verdes e Unidades de Conservação e combater a poluição.

Denúncias ambientais para averiguação são feitas à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente por diversas entidades, por exemplo, Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Civil, Militar e Federal, além de veículos de imprensa.

As Unidades de Conservação têm como objetivo preservar ao máximo possível de áreas verdes remanescentes e também a fauna. Nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), por exemplo, concilia-se a habitação humana com a preservação do meio ambiente.

A relação entre as Unidades de Conservação (UCs) e os Mananciais pode ser observada ao olhar o mapa abaixo, no qual é possível ver que boa parte das Represas Billings e Guarapiranga se localizam em uma Áreas de Proteção Ambiental (APAs).

Fiscalização dentro das UCs
A Divisão de Gestão das Unidades de Conservação cuida do monitoramento contínuo dessas áreas e de possíveis ocorrências de infrações ou crimes ambientais. Quando isso é detectado dentro de uma dessas unidades, cabe ao gestor responsável encaminhar o caso à Polícia para que seja possível conter as transgressões e identificar autores e envolvidos.

A CFA também pode aplicar sanções e o infrator é obrigado a reparar os danos ambientais. Rondas diárias são feitas pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana Ambiental.

A partir da criação de uma UC, deve ser criado um conselho gestor e um plano de manejo – documento que orienta a gestão, descreve a área e estabelece o zoneamento dentro dela. As APAs, que conciliam o uso humano e a sustentabilidade, definem, por exemplo, áreas nas quais não pode haver nenhum tipo de atividade humana, outras podem, mas com uso sustentável. Em algumas não há limitação de atividade. Esse plano é elaborado por uma empresa especializada e também tem participação da comunidade por meio de oficinas para a discussão do projeto.

Denúncia ambiental
É possível denunciar um crime ou infração ambiental pelo telefone 156 da Prefeitura, para a GCM no 153 e na Ouvidoria Geral, pelo e-mail – [email protected].


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Não ao desperdício

Por Ricardo Lazzari Mendes O volume do Sistema Cantareira está...

Prefeitura inicia pagamento de passagem via bluetooth nos ônibus municipais

Nova modalidade de pagamento por aproximação nos validadores por...

Sequência de acidentes com estudantes reacende alerta sobre transporte escolar clandestino e falta de inspeção veicular

Transportes fora do padrão de segurança e sem fiscalização colocam em risco a vida de crianças e jovens Uma sequência de acidentes graves registrados ao...

Não ao desperdício

Por Ricardo Lazzari Mendes O volume do Sistema Cantareira está abaixo dos 20%, operando na faixa “especial”, considerada a mais crítica de acordo com a...

Prefeitura inicia pagamento de passagem via bluetooth nos ônibus municipais

Nova modalidade de pagamento por aproximação nos validadores por meio de aplicativo já está sendo testada em 2,2 mil ônibus da frota da cidade A...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.