No menu items!
27.3 C
São Paulo
quarta-feira, 3 dezembro, 2025

Enel, fornecedora de energia de São Paulo, volta a ser alvo do Ministério da Justiça

Novos casos de apagão no estado serão apurados pelo ministério

Com novos apagões em São Paulo, a Enel, a concessionária responsável pelo abastecimento de energia na capital paulista e em parte da região metropolitana, será investigada mais uma vez pela defesa do consumidor.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou que os novos casos sejam incluídos no processo administrativo que tramita na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada à pasta, desde dezembro de 2023.

Em novembro, mais de 2,1 milhões de paulistas em 23 municípios atendidos pela Enel ficaram sem energia, alguns por mais de sete dias. O apagão ocorreu após um forte temporal que atingiu o estado de São Paulo.

Em janeiro deste ano, por exemplo, dezenas de clientes na capital paulista tiveram o fornecimento interrompido depois de uma forte chuva atingir a cidade. Cerca de 70 mil pessoas foram afetadas, conforme a concessionária.

A empresa é investigada por descumprir o Código de Defesa do Consumidor, que considera o abastecimento de energia um serviço público essencial e que não pode sofrer interrupções, mesmo quando prestado pela iniciativa privada, como é o caso da Enel.

A concessionária tem 20 dias para explicar o ocorrido e as soluções adotadas. A partir da defesa, a Senacon irá avaliar as informações e decidir sobre as sanções.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mudanças climáticas representam risco crescente de calor extremo em casas populares

Simulações foram feitas para Manaus e Florianópolis As habitações populares...

Por que a geração que prometia viver até os 100 anos está adoecendo mais cedo?

Avanço da doença em adultos jovens exige novas estratégias...

Mudanças climáticas representam risco crescente de calor extremo em casas populares

Simulações foram feitas para Manaus e Florianópolis As habitações populares no Brasil devem enfrentar calor interno extremo devido às mudanças climáticas, colocando em risco a...

Por que a geração que prometia viver até os 100 anos está adoecendo mais cedo?

Avanço da doença em adultos jovens exige novas estratégias de prevenção, diagnóstico e cuidado Entre reuniões por videoconferência, treinos na academia e a busca constante...

Prefeitura alerta para risco de mais acidentes, com colapso na rede de saúde, e pede suspensão de decisão que libera mototáxi por aplicativo em...

Prefeito Ricardo Nunes afirma que funcionamento sem regulamentação pode ampliar mortes, sobrecarregar hospitais e inviabilizar fiscalização A Prefeitura de São Paulo pediu ao Tribunal de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.