No menu items!
21.9 C
São Paulo
sexta-feira, 12 dezembro, 2025

Em dois anos, país aumenta reciclagem de embalagens PET em 14%

Mesmo assim, reciclagem ainda está abaixo do potencial

O problema do lixo no Brasil é uma questão ambiental crescente, que afeta tanto as grandes cidades quanto às áreas rurais. Com o aumento da produção de resíduos, a gestão inadequada do lixo e o descarte irregular, muitos materiais acabam poluindo rios, praias e terrenos, impactando a fauna e flora. A reciclagem surge como uma solução importante para minimizar esse problema, mas ainda enfrenta desafios como a falta de infraestrutura, conscientização e incentivo à participação da população.

O Brasil reciclou 410 mil toneladas de embalagens PET em 2024, montante 14% superior às 359 mil toneladas recicladas 2022, segundo a 13ª edição do Censo da Reciclagem do PET no Brasil, divulgado na segunda-feira (24) pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet).

Apesar do resultado positivo, a entidade ressaltou que a falta de políticas públicas de coleta seletiva dificulta a destinação correta das embalagens descartadas pelos consumidores, o que está gerando ociosidade no setor.

“As empresas recicladoras chegam a atuar com uma ociosidade média de 23%, chegando a picos de até 40%”,  destaca o presidente da Abipet, Auri Marçon. “Com isso, a indústria de reciclagem do PET está chegando no seu limite, por não ter a matéria-prima necessária para seus processos produtivos, ao mesmo tempo em que toneladas de embalagens são destinadas aos aterros comuns ou descartadas incorretamente no meio ambiente”, acrescenta.

Destino das PETs recicladas

De acordo com o censo, em 2024, o principal destino da resina reciclada das PETs – 37% do total – foi a fabricação de uma nova embalagem, utilizada principalmente pela indústria de água, refrigerantes, energéticos e outras bebidas não alcoólicas. O setor têxtil vem em segundo lugar, com um consumo de 24% da resina reciclada, seguido pela indústria química (13%), lâminas e chapas (13%), e fitas de arquear, utilizadas em empacotamento e fechamento de caixas (10%).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Estudo identifica características de pessoas propensas a ter obsessão por alimentação saudável

Pesquisa verificou características pessoais que podem colaborar para que...

MEC pretende chegar a 100% do país com escolas integrais em 2026

Ampliar alfabetização e acesso à internet também é prioridade O...

Aposta online e jogo de azar custam R$ 38,8 bi ao país, mostra estudo

Perdas estão associadas a danos como depressão e desemprego Jogos...

Estudo identifica características de pessoas propensas a ter obsessão por alimentação saudável

Pesquisa verificou características pessoais que podem colaborar para que o comer saudável se torne um processo tão rígido que leva à ansiedade Manter uma rotina...

MEC pretende chegar a 100% do país com escolas integrais em 2026

Ampliar alfabetização e acesso à internet também é prioridade O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu como meta alcançar todos os territórios do país com matrículas...

Aposta online e jogo de azar custam R$ 38,8 bi ao país, mostra estudo

Perdas estão associadas a danos como depressão e desemprego Jogos de azar e apostas online, popularizadas pelas chamadas bets, provocam perdas econômicas e sociais ao...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.