No menu items!
13 C
São Paulo
quinta-feira, 3 julho, 2025

Educação volta a promover festivais de Xadrez com disputas presenciais

A partir desta quarta-feira (11) até o dia 30 de junho ocorrem os Festivais de Xadrez na Rede Municipal de Ensino. É a 14ª edição do evento que volta a ser presencial neste ano.

As disputas acontecem nas 13 Diretorias Regionais de Ensino até o dia 22 de junho. Nos dias 29 e 30 de junho será a final municipal no Clube Juventus.

Para participar, as escolas montam equipes de quatro alunos por categoria. As campeãs e vices de cada categoria se classificam para a final em junho. Serão 26 equipes por categoria na final municipal.

Categorias do xadrez por equipes:
1) sub 8 (absoluto e feminino)
2) sub 10 (absoluto e feminino)
3) sub 12 (absoluto e feminino)
4) sub 14 (absoluto e feminino)
5) sub 18 (absoluto e feminino)
6) Livre (absoluto). Nesta subcategoria todos podem concorrer.

Xadrez na Rede Municipal de Ensino
A prática do Xadrez foi iniciada nas escolas paulistanas em 1994, e atualmente faz parte do Programa Jogos de Tabuleiro, uma das ações pedagógicas que mais envolve estudantes nas unidades educacionais do município.
Os torneios presenciais acontecem, anualmente, entre os meses de abril a junho (Xadrez por Equipes) e agosto a novembro (Xadrez Individual). Atualmente são cerca de 30 mil estudantes das escolas municipais envolvidos na prática.
Além do Xadrez, que tem origem europeia, a Secretaria Municipal de Educação procura valorizar jogos de tabuleiro provenientes de diversas culturas. A proposta é abordar a história e cultura dos povos de quatro continentes a partir dos seguintes jogos: Xadrez (Europa), Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e o Jogo de Go (Ásia).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Brasil soma mais de 68 milhões de pessoas sem ensino básico completo, segundo Censo Escolar

O número evidencia a importância de iniciativas para fortalecer...

Manutenção automotiva: principais cuidados para uma viagem segura

Por Marcelo Martini Com a chegada das férias escolares e...

São Paulo e ONU-Habitat lançam plataforma sobre Planos de Saneamento e Gestão de Resíduos Sólidos

Conteúdo inclui uma visão abrangente sobre o saneamento básico...

Brasil soma mais de 68 milhões de pessoas sem ensino básico completo, segundo Censo Escolar

O número evidencia a importância de iniciativas para fortalecer políticas de inclusão educacional e de jovens e adultos Dados apresentados no Censo Escolar 2024, divulgado...

Manutenção automotiva: principais cuidados para uma viagem segura

Por Marcelo Martini Com a chegada das férias escolares e até mesmo de feriados prolongados, muitos brasileiros começam a planejar suas viagens de carro. Com...

São Paulo e ONU-Habitat lançam plataforma sobre Planos de Saneamento e Gestão de Resíduos Sólidos

Conteúdo inclui uma visão abrangente sobre o saneamento básico no município Para fortalecer a gestão pública e promover a participação cidadã, a Prefeitura de São...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.