No menu items!
21.1 C
São Paulo
quinta-feira, 11 dezembro, 2025

Educação Integral além da sala de aula

Por Milena Kendrick Fiuza Villani

No cenário educacional contemporâneo, a educação integral emerge como um conceito-chave, essencial para a formação de indivíduos capazes de prosperar em um mundo complexo e em constante mudança. No entanto, é fundamental esclarecer: a educação integral não é uma estratégia para estender o tempo que o aluno passa na escola, é uma profunda transformação da prática pedagógica.

Entendo que a essência da Educação Integral reside na premissa de que o aprendizado deve contemplar o ser humano em todas as dimensões: a cognitiva (o intelecto), a socioemocional (os sentimentos e as relações), a física (o corpo e a saúde), a social (a cidadania) e a cultural (o repertório de mundo).

Formação além do conteúdo

A visão integral transcende a mera difusão clássica de conteúdos. O objetivo é formar pessoas, não apenas detentores de informações. Para isso, o processo de aprendizagem deve garantir o desenvolvimento completo do estudante, considerando tanto as habilidades cognitivas como as socioemocionais.

Quando cito habilidades cognitivas, estou falando sobre como a escola se concentra em estimular o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas complexos. Não se trata de decorar, mas de aprender a aprender.

Já as habilidades socioemocionais são essenciais para a vida, e incluem a autonomia, a empatia, a colaboração e a capacidade de gerenciar emoções. O estudante é incentivado a valorizar sua singularidade e a se relacionar de forma construtiva com o outro.

Essa abordagem humanizada coloca o aluno no centro do processo, preparando-o para se tornar um indivíduo consciente e ativo na sociedade.

Tempo e espaço redefinidos

Para que a formação integral se concretize, é necessária uma nova arquitetura pedagógica que reorganize o tempo e o espaço de aprendizado. É preciso qualidade do tempo, com foco na intencionalidade do que é ensinado. O currículo é flexível, permitindo a inclusão de projetos interdisciplinares, oficinas de arte, práticas esportivas e o desenvolvimento de competências socioemocionais, equilibrando a jornada do aluno.

A expansão do espaço também é muito importante, pois o aprendizado não fica restrito à sala de aula. O entorno — a comunidade, parques, museus e espaços culturais — transforma-se em território educativo, conectando o conhecimento à realidade vivida pelo estudante.

Compromisso com a vida

No fim das contas, a educação integral cumpre um propósito maior: a preparação para a vida. Ao integrar o conhecimento acadêmico com a formação de valores e atitudes, a escola entrega à sociedade jovens que são mais do que futuros profissionais; são cidadãos completos.

Dessa forma, eles estarão preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com inovação, viver em comunidade com respeito e ética, e, acima de tudo, para serem protagonistas das próprias histórias. A educação integral é, sem dúvida, o caminho para uma sociedade mais justa, equitativa e cheia de possibilidades.

Milena Kendrick Fiuza Villani é diretora Pedagógica do Sistema Positivo


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

DER-SP e Poli-USP inauguram polo de pesquisas voltado a descarbonizar estradas paulistas

Centro de Ciência para o Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação...

2025 já é o ano com maior número de feminicídios na capital paulista

Dados de janeiro a outubro revelam registro de 53...

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º país mais afetado no mundo

Embora os sintomas sejam silenciosos, o descontrole pode causar...

DER-SP e Poli-USP inauguram polo de pesquisas voltado a descarbonizar estradas paulistas

Centro de Ciência para o Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação em Infraestrutura Rodoviária terá financiamento da Fapesp de R$ 7,7 milhões O Departamento de Estradas de...

2025 já é o ano com maior número de feminicídios na capital paulista

Dados de janeiro a outubro revelam registro de 53 casos no município Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) revelam que...

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º país mais afetado no mundo

Embora os sintomas sejam silenciosos, o descontrole pode causar complicações “Eu pensei que os exames alterados eram um erro, justamente porque não tinha sintomas”, conta...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.