Pesquisa mostra satisfação dos passageiros com programa da Prefeitura de São Paulo que amplia acesso ao lazer e aos bens culturais da cidade
O Domingão Tarifa Zero da Prefeitura de São Paulo completou 500 dias na terça-feira (29), com mais de 215 milhões de passageiros transportados gratuitamente na capital desde dezembro de 2023. O levantamento também confirma o caráter inclusivo do programa, apontando que a maioria das viagens é realizada para lazer e tem o Parque do Ibirapuera como principal destino. Uma pesquisa realizada pela SPTrans, que gerencia o sistema de transporte público municipal, aponta aprovação de 97,5% dos passageiros.
Além da alta aprovação geral, a avaliação da experiência de viagem pela população também foi positiva, com destaque para atributos como confiança de chegar ao destino (nível de satisfação 89,3%), facilidade para a utilização dos ônibus (86,1%), atendimento de motoristas e cobradores (85,9%) e segurança (83,1%).
O levantamento foi feito entre os dias 10 e 20 de março de 2025 com cerca de 600 passageiros que utilizam o transporte aos domingos, revelando alto nível de satisfação com a iniciativa nos seus primeiros 500 dias.
Destinos
Segundo o estudo, 70% das viagens aos domingos têm como objetivo o lazer, incluindo passeios em parques, visitas a amigos e familiares, atividades culturais, esportivas e religiosas, reforçando o papel de inclusão social e cultural do Domingão Tarifa Zero, permitindo que a população aproveite as atrações da cidade sem se preocupar com o gasto com o transporte.
Entre as viagens a lazer, 49% são destinadas a passeios e 20% são para visitar familiares ou amigos. Há ainda 12% que utilizam os ônibus para fazer compras e 10% que vão a compromissos religiosos.
Já os locais mais escolhidos como destino para as viagens aos domingos são os parques da cidade, com 48%. O preferido dos passageiros é o Parque do Ibirapuera, visitado por 57% deles.
Perfil
As mulheres são maioria entre os beneficiados pela gratuidade aos domingos, com 54%. Além disso, a população autodeclarada negra (pretos e pardos) representa 63% dos que viajam nos ônibus municipais aos domingos. A maioria dos passageiros tem até 35 anos (49%) e pelo menos o ensino médio completo (77%).
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]