No menu items!
16.7 C
São Paulo
quarta-feira, 15 outubro, 2025

Doação de plaquetas – necessidade constante nos bancos de sangue

Muitas pessoas talvez não tenham conhecimento detalhado sobre o que são plaquetas e o papel que desempenham no equilíbrio da saúde. A importância desse hemocomponente só se torna evidente quando a necessidade surge, seja para um tratamento próprio ou de um familiar.

Plaquetas são células sanguíneas essenciais para a coagulação do sangue. A diminuição na quantidade de plaquetas pode predispor o paciente a sangramentos graves, o que pode ser evitado com a reposição desse hemocomponente.

Cada doação de plaquetas pode ajudar a proporcionar conforto e esperança de vida para aqueles que lutam contra doenças sérias e complexas. Elas são utilizadas nos tratamentos de pacientes com câncer, cirurgias, doenças hematológicas, transplantes, traumas e lesões extensas, entre outras enfermidades, como, por exemplo, a dengue hemorrágica.

“Após a doação, esse hemocomponente pode ser armazenado por apenas 5 dias, no máximo, por isso é essencial a mobilização de doadores regulares para garantir o equilíbrio nos estoques”, explica Janaína Ferreira, líder de captação do GSH Banco de Sangue de São Paulo.

Entenda como é feita a doação de plaquetas:

A doação de plaquetas é feita por aférese, um procedimento diferenciado e seguro, no qual o sangue é fracionado, possibilitando que apenas as plaquetas (glóbulos brancos) sejam colhidas, enquanto os demais componentes retornam para o doador.

“Esse procedimento permite coletar de um único doador um volume suficiente de plaquetas para atendimento de um adulto. Numa doação de sangue convencional, seriam necessários aproximadamente 7 a 8 doadores para obter o mesmo número de plaquetas”, ressalta Janaína.

Como se tornar um doador de plaquetas?

Para se tornar um doador de plaquetas, é necessário que a pessoa faça antes uma doação de sangue comum e se candidate à doação de plaquetas. A seguir, o candidato passa por uma triagem para determinar sua elegibilidade e garantir que a doação seja segura e eficaz. Após um mês da primeira doação de sangue, caso esteja apto, ele será convocado a fazer sua doação de plaquetas – o processo é seguro e dura, em média, cerca de 90 minutos.

SERVIÇO:

GSH Banco de Sangue de São Paulo

Endereço: Rua Tomas Carvalhal, 711 – Paraíso

Contatos.: (11) 99704-6527 (WhatsApp) e pelos telefones (11) 3373-2000 / 3373-2001

Atendimento: Diariamente, inclusive aos finais de semana, das 7h às 18h. Estacionamento gratuito no local.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Metanol em bebidas: orientações e cuidados

Saiba como identificar produtos falsificados, reconhecer sintomas de intoxicação...

Prefeitura lança edital de R$ 3,7 milhões para apoiar projetos musicais

As inscrições para a 9ª edição do Edital começam...

A essência humana nos 35 anos do SUS

Por Artur Marques Em 2025, o Sistema Único de Saúde...

Metanol em bebidas: orientações e cuidados

Saiba como identificar produtos falsificados, reconhecer sintomas de intoxicação e buscar atendimento médico adequado A Prefeitura de São Paulo, diante da investigação sobre casos de...

Prefeitura lança edital de R$ 3,7 milhões para apoiar projetos musicais

As inscrições para a 9ª edição do Edital começam em 21/10 Estarão abertas, a partir do próximo dia 21 de outubro, as inscrições para a...

A essência humana nos 35 anos do SUS

Por Artur Marques Em 2025, o Sistema Único de Saúde chega aos 35 anos como o maior do mundo no setor público. Foi criado com...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.