No menu items!
19.3 C
São Paulo
terça-feira, 10 fevereiro, 2026

Distúrbios do sono atingem 72% dos brasileiros, diz estudo da Fiocruz

Insônia e apneia lideram as principais buscas por tratamento; problemas relacionados ao sono interferem diretamente na qualidade de vida

Um levantamento feito pela Fiocruz, realizado durante o ano de 2023, mostrou que 72% dos brasileiros sofrem com distúrbios do sono. Dentre os problemas mais comuns, a insônia lidera o ranking, seguida da apneia do sono. “O sono exerce um papel fundamental na qualidade de vida, e a diminuição ou ausência dele, acarreta, além de diversos danos ao corpo e a mente, no aumento do número de doenças e maior risco de mortalidade”, explica Cintia Felicio Rosa, otorrinolaringologista e especialista em sono do Hospital IPO de Curitiba.

“A insônia, conhecida como a manifestação em que há dificuldade em iniciar ou manter o sono, acomete 45% da população. Já a insônia crônica, que ocorre mais de três vezes por semana e por um período maior do que três meses, é percebida em 15% da população”, explica a especialista, argumentando que este é um dos problemas mais comuns que leva os pacientes a buscarem tratamento. “A insônia também é, por estatística, mais observada em mulheres, por questões biológicas e sociais. Além das questões hormonais, que as torna mais pré-dispostas à condição, mulheres também costumam acumular mais tarefas durante o dia, além de ansiedade e stress, que são grandes fatores causadores de insônia”, complementa.

Já a apneia do sono, condição caracterizada por interrupções repetitivas na respiração durante o ciclo de sono, pode ser mais facilmente observada no público masculino. Mas os distúrbios do sono não param por aí: casos de sonambulismo, falar dormindo, sonolência excessiva, terror noturno ou despertar confusional também necessitam tratamento para que a qualidade do sono possa ser melhorada. “Observamos que cada distúrbio do sono acomete faixas etárias e gêneros específicos. Contudo, cada caso precisa ser avaliado individualmente para que a causa e o tratamento ideal sejam recomendados”, explica.

A especialista também esclarece que nem todo tratamento necessita ser medicamentoso. E para a indicação do melhor tratamento, é necessário avaliação médica.

Já os distúrbios respiratórios, como a apneia do sono, necessitam de avaliação para que seja entendida também a gravidade do problema. “Em alguns casos, além da mudança de estilo de vida, pode ser recomendado o uso de dispositivos que auxiliam na respiração ou até cirurgia para a desobstrução das vias aéreas”, elucida a médica.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Investigação da Polícia Civil de SP em grupos online impede plano de ataque na Av. Paulista

Ação de inteligência do Núcleo de Observação e Análise...

Gratuitos e à distância: cursos de tecnologia são destaques no Portal Cate

Plataforma disponibiliza qualificações em áreas que mais crescem na...

Prefeitura de São Paulo inaugura bosque urbano na Praça Armênia e mobiliza população para o plantio de 2 mil mudas

Ação marca a entrega do 12º bosque urbano da capital e reforça a ampliação das áreas verdes da cidade A Prefeitura de São Paulo inaugurou...

Investigação da Polícia Civil de SP em grupos online impede plano de ataque na Av. Paulista

Ação de inteligência do Núcleo de Observação e Análise Digital descobre articulação para causar pânico e incitar a violência Uma ação de inteligência do Núcleo...

Gratuitos e à distância: cursos de tecnologia são destaques no Portal Cate

Plataforma disponibiliza qualificações em áreas que mais crescem na capital paulista O Portal Cate está com inscrições abertas para cursos à distância na área de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.