No menu items!
12.4 C
São Paulo
segunda-feira, 7 julho, 2025

Consulado de Israel doou ‘Biodigestor’ capaz de transformar lixo orgânico em gás de cozinha para o ‘Lar das Crianças’

Instituição foi fundada em 1937 para acolher crianças judias refugiadas da Segunda Guerra


O Lar das Crianças da CIP – (Congregação Israelita Paulista), com sede há 70 anos na Rua Comendador Elias Zarzur, 1254, presta serviços de acolhimentos às crianças há 86 anos. A história começou com acolhimento de crianças judias refugiadas do Nazismo pela Europa. Douglas Ramos explica que “conforme as famílias foram se adaptando ao Brasil e as guerras acabando, as demandas por refugiados judeus foram diminuindo”.

Como retribuição e agradecimento, o Lar das Crianças da CIP continuou o atendimento com crianças brasileiras em situação de vulnerabilidade social. “As crianças judias ficavam durante a semana no Lar e iam para a casa dos pais nos finais de semana, enquanto os familiares aprendiam o idioma e se adaptavam com a nova cidade”, complementa.

Hoje são mais de 500 crianças atendidas, com acompanhamento e complemento psicopedagogo, social, educacional e de inserção no mercado de trabalho, desde os 4 anos até os 24 anos. “São vários profissionais, desde pedagogos até assistência social e psicólogos, não recebemos só as crianças, recebemos as famílias. A gente entende que o Lar está localizado no âmbito de assistência social, embora com uma atuação pedagógica também muito forte, a gente acredita que não existe a transformação social das crianças se não tiver o apoio da família”, explica.

No ano passado, o Consulado de Israel, junto com a empresa Homebiogás, doaram um ‘Biodigestor’, uma máquina capaz de transformar todo o lixo orgânico em gás de cozinha e adubo. “Águas de chás, cafés e refeições das crianças são aquecidos com esse gás sustentável. Isso impulsionou em colocar a sustentabilidade na rotina, não só das crianças, mas também com a Associação de Amigos do Alto da Boa Vista (SABABV), engajando os moradores em frequentarem mais a casa e criarem vínculo com nossas crianças”, finalizou Douglas. Conheça o espaço, presente no mesmo endereço há 70 anos!


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

População paulistana circula menos pela primeira vez na história, revela estudo da Prefeitura

Análise da Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô também aponta os padrões de deslocamento por distrito e mudanças nos hábitos da população Pela primeira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.