Instituição foi fundada em 1937 para acolher crianças judias refugiadas da Segunda Guerra
O Lar das Crianças da CIP – (Congregação Israelita Paulista), com sede há 70 anos na Rua Comendador Elias Zarzur, 1254, presta serviços de acolhimentos às crianças há 86 anos. A história começou com acolhimento de crianças judias refugiadas do Nazismo pela Europa. Douglas Ramos explica que “conforme as famílias foram se adaptando ao Brasil e as guerras acabando, as demandas por refugiados judeus foram diminuindo”.
Como retribuição e agradecimento, o Lar das Crianças da CIP continuou o atendimento com crianças brasileiras em situação de vulnerabilidade social. “As crianças judias ficavam durante a semana no Lar e iam para a casa dos pais nos finais de semana, enquanto os familiares aprendiam o idioma e se adaptavam com a nova cidade”, complementa.
Hoje são mais de 500 crianças atendidas, com acompanhamento e complemento psicopedagogo, social, educacional e de inserção no mercado de trabalho, desde os 4 anos até os 24 anos. “São vários profissionais, desde pedagogos até assistência social e psicólogos, não recebemos só as crianças, recebemos as famílias. A gente entende que o Lar está localizado no âmbito de assistência social, embora com uma atuação pedagógica também muito forte, a gente acredita que não existe a transformação social das crianças se não tiver o apoio da família”, explica.
No ano passado, o Consulado de Israel, junto com a empresa Homebiogás, doaram um ‘Biodigestor’, uma máquina capaz de transformar todo o lixo orgânico em gás de cozinha e adubo. “Águas de chás, cafés e refeições das crianças são aquecidos com esse gás sustentável. Isso impulsionou em colocar a sustentabilidade na rotina, não só das crianças, mas também com a Associação de Amigos do Alto da Boa Vista (SABABV), engajando os moradores em frequentarem mais a casa e criarem vínculo com nossas crianças”, finalizou Douglas. Conheça o espaço, presente no mesmo endereço há 70 anos!
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]