No menu items!
17.7 C
São Paulo
sexta-feira, 3 outubro, 2025

Conheça o trabalho dos emergencistas do Samu 192 de São Paulo

Especialidade médica se destaca pelo raciocínio rápido e tomada de decisão

Os emergencistas são os responsáveis pelo manejo inicial e pela estabilização do paciente até que os cuidados mais avançados possam ser iniciados. A rotina desses médicos envolve tomar decisões rápidas e consistentes junto às equipes de atendimento, seja em prontos atendimentos de hospitais, em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), em Prontos-Socorros (PSs) ou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sempre com o objetivo de preservar vidas.

Sempre que a central do Samu recebe uma ligação, após o levantamento das informações iniciais sobre o paciente, cabe ao médico regulador, também um emergencista, avaliar a gravidade, orientar as medidas iniciais e coordenar o atendimento, incluindo o tipo de veículo e equipe enviados, além do encaminhamento ao hospital adequado. Apenas em 2024, na cidade de São Paulo, foram realizados 314.089 atendimentos presenciais.

Cerca de um quarto do total de mais de 16 mil médicos da rede municipal de saúde atua em unidades de urgência e emergência e está a postos diariamente em mais de 50 serviços para atender pacientes em risco imediato de vida. A importância do trabalho dos emergencistas é lembrada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em 16 de setembro, Dia Nacional do Médico Emergencista.

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), urgência é qualquer ocorrência imprevista que cause agravo à saúde, com ou sem risco potencial à vida, e que exija assistência médica imediata. Já emergência é a constatação médica de um agravo à saúde que implica risco iminente de vida ou sofrimento intenso, também demandando atendimento imediato. Por definição, o Samu dedica-se integralmente a esses casos, providenciando a remoção de pessoas em risco aos serviços pré-hospitalares e hospitalares.

Samu em números

Em 2022, o Samu de São Paulo contava com 60 ambulâncias; hoje, são 142 veículos, representando um aumento de 136%. Além disso, estão em operação 80 motolâncias, sendo que 60 foram entregues em maio desse ano. Elas são utilizadas em pontos estratégicos da cidade para ampliar a cobertura nas ocorrências de urgência e emergência na cidade. As motos são conduzidas por profissionais de enfermagem, o que possibilita a estabilização inicial do paciente durante o deslocamento da ambulância, quando necessário.

O Samu conta com 2.503 profissionais atuando na Central de Regulação e nas equipes assistenciais. Recentemente, foram contratados mais de 1.500 novos funcionários. Somente neste ano, até julho, atendidos 193.923 chamados na cidade de São Paulo.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Pediatras alertam para aumento de autoagressão entre adolescentes

Acolhimento da família, escola e serviços de saúde é...

Cicatrizes: marcas da nossa história

Por Claudio Winkler Cicatrizes carregam memórias que vão além da...

Pediatras alertam para aumento de autoagressão entre adolescentes

Acolhimento da família, escola e serviços de saúde é fundamental A cada 10 minutos, pelo menos um caso de autoagressão envolvendo adolescentes com idade entre...

Moradores pedem revitalização arbórea na Praça Manoel Filizola de Albuquerque, em Santo Amaro

Espaço já revitalizado em 2016 é mantido por moradores e pode ganhar novo cuidado com apoio da Subprefeitura A Praça Manoel Filizola de Albuquerque, localizada...

Cicatrizes: marcas da nossa história

Por Claudio Winkler Cicatrizes carregam memórias que vão além da pele. São registros silenciosos de dor, luta e superação, lembranças que revelam a nossa capacidade...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.