No menu items!
16 C
São Paulo
terça-feira, 11 novembro, 2025

Compra de embarcações para o transporte hidroviário na Billings é autorizada

O Sistema de Transporte Público Hidroviário deverá beneficiar diretamente 385 mil pessoas residentes na Zona Sul da Capital


A Prefeitura de São Paulo deu mais um passo importante para a implantação do Aquático SP, o primeiro modo de transporte coletivo por embarcações na cidade, e autorizou a compra das embarcações para a travessia na represa Billings.

A Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e SPTrans publicaram no Diário Oficial da sexta-feira (30) a autorização para assinatura de termo aditivo que permite à Transwolff, concessionária que opera na região do Grajaú, adquirir as embarcações. A concessionária será responsável pela operação assistida do Aquático entre os parques Cantinho do Céu e Mar Paulista.

O projeto prevê duas embarcações para transporte de passageiros, com capacidade para transportar 60 usuários sentados, duas portas laterais exclusivas para as operações de embarque e desembarque de passageiros, espaço para cadeirantes e banheiro acessível, espaço para acomodação de bicicletas, ar-condicionado, tomada USB. Os veículos devem obedecer às normas aplicáveis da Autoridade Marítima (NORMAM). Além disso, a concessionária deverá adquirir embarcação de apoio para futura utilização em ocorrências de resgate, reboque, manutenção, transporte de materiais, dentre outras atividades voltadas à garantia da segurança e da continuidade do serviço.

As três embarcações serão adquiridas pela concessionária, mas, após 11 anos de operação, terão sua propriedade revertida para a Prefeitura, devendo ser entregues em perfeitas condições de operação e manutenção.

O Aquático SP será o primeiro meio de transporte coletivo por embarcações na cidade. O projeto consta no Programa de Metas 2021-2024 e o transporte hidroviário está previsto no Plano Diretor Estratégico e no Plano de Mobilidade. O Sistema de Transporte Público Hidroviário será implantado na Represa Billings e deve beneficiar diretamente 385 mil pessoas residentes na Zona Sul da Capital, nos bairros do Grajaú, Cocaia e Pedreira. O projeto prevê a construção de atracadouro de barco, parada de ônibus e interligação entre os transportes terrestre e hidroviário.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

O mal das mídias sociais

Vi uma entrevista do Jonathan Haidt, pesquisador da Universidade...

Prefeitura abre inscrições para mais de 200 oficinas gratuitas nas Casas de Cultura

Atividades gratuitas estão disponíveis em todas as regiões da...

Credibilidade climática do Brasil desmorona ao autorizar exploração de Petróleo na Amazônia

Em uma decisão que chocou organizações ambientais em todo...

O mal das mídias sociais

Vi uma entrevista do Jonathan Haidt, pesquisador da Universidade de Nova York, no Star Talk do Neil deGrasse Tyson, sobre os malefícios das redes...

Prefeitura abre inscrições para mais de 200 oficinas gratuitas nas Casas de Cultura

Atividades gratuitas estão disponíveis em todas as regiões da cidade, com opções para todas as idades A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas...

Credibilidade climática do Brasil desmorona ao autorizar exploração de Petróleo na Amazônia

Em uma decisão que chocou organizações ambientais em todo o mundo, o órgão ambiental federal brasileiro, IBAMA, autorizou a Petrobras a iniciar a perfuração...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.