No menu items!
22.6 C
São Paulo
sábado, 3 janeiro, 2026

Como o planejamento urbano ajuda São Paulo a se tornar uma cidade mais inteligente, sustentável e resiliente

Em menos de um ano, São Paulo obteve notas máximas em certificações internacionais

Neste ano São Paulo foi reconhecida internacionalmente por seu avanço como cidade inteligente, sustentável e resiliente. Mais do que isso, a capital se tornou a primeira do país a alcançar, simultaneamente e já no primeiro ano de certificação, os níveis máximos nas categorias ISO 37120 (Cidades Sustentáveis – Platina), ISO 37123 (Cidades Resilientes – Platina) e ISO 37122 (Cidades Inteligentes – Ouro). Para esse desfecho positivo, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a São Paulo Urbanismo tiveram papel de destaque.

São Paulo tem avançado significativamente na construção de uma cidade mais inteligente, sustentável e resiliente por meio de um planejamento urbano estratégico. Esse esforço inclui a implementação de políticas e projetos voltados para a sustentabilidade ambiental, como a expansão de áreas verdes e a promoção de mobilidade urbana eficiente. A colaboração da SMUL, da São Paulo Urbanismo e de outros órgãos públicos auxiliaram a cidade a receber um nível de excelência em todos os setores da administração municipal.

Entenda as certificações

As certificações ABNT NBR ISO oferecem diretrizes essenciais para que cidades implementem políticas de cidades inteligentes, capazes de enfrentar desafios como o rápido crescimento populacional, a instabilidade econômica e política, e as mudanças climáticas. Essas certificações ajudam a estruturar indicadores que orientam políticas públicas e incentivam uma participação mais ativa da sociedade. Além disso, promovem uma liderança colaborativa e uma abordagem interdisciplinar que utiliza dados e tecnologias modernas para melhorar os serviços e a qualidade de vida dos cidadãos, incluindo moradores, empresas e visitantes.

De acordo com a ABNT, a integração de 276 indicadores alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU é fundamental para a gestão eficiente dos serviços urbanos e para elevar a qualidade de vida. O avanço de São Paulo, que atingiu 251 desses indicadores, reflete seu compromisso com a transparência e a excelência na gestão pública, servindo de modelo para outras cidades brasileiras.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Estilo de vida leva jovens de até 30 anos apresentarem risco cardíaco

Adultos entre 18 a 39 anos, 7,3% já apresentam...

Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

Agência emitiu alerta sobre compra e consumo desses medicamentos Popularizadas...

Mortalidade infantil caiu 33% nos últimos 25 anos no Estado de São Paulo

Em 2000, para cada mil bebês paulistas nascidos vivos,...

Estilo de vida leva jovens de até 30 anos apresentarem risco cardíaco

Adultos entre 18 a 39 anos, 7,3% já apresentam hipertensão, diz estudo Homens jovens entre 20 e 30 anos já estão apresentando fatores de risco...

Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

Agência emitiu alerta sobre compra e consumo desses medicamentos Popularizadas por influenciadores e celebridades, as chamadas canetas emagrecedoras, como Mounjaro e Ozempic, vêm sendo cada...

Mortalidade infantil caiu 33% nos últimos 25 anos no Estado de São Paulo

Em 2000, para cada mil bebês paulistas nascidos vivos, outros 17 morriam Um estudo da Fundação Seade mostra que a mortalidade infantil no Estado de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.