Após um período de férias, o retorno às aulas pode ser um momento de grande expectativa para alunos e professores. Como especialista em formação de professores e uma trajetória dedicada a capacitar profissionais para lidarem com a diversidade de perfis e necessidades dos alunos, sei o quanto um ambiente acolhedor pode ser transformador para o sucesso de todos. A seguir, compartilho algumas dicas práticas para um ambiente escolar.
Valorizar a diversidade e a individualidade dos alunos
É fundamental que, ao planejar o retorno às aulas, o professor tenha em mente que cada aluno é único, com necessidades e ritmos de aprendizagem distintos. Dedique momentos para conhecer seus alunos logo no início do ano, por meio de atividades interativas e conversas informais.
Organizar o espaço físico com carinho e funcionalidade
A disposição dos móveis e a escolha de materiais pedagógicos são essenciais para criar um ambiente que favoreça a aprendizagem e o acolhimento. Se possível, organize a sala de aula de maneira que favoreça a interação, o movimento e o conforto. Ao mesmo tempo, garanta que o ambiente seja funcional, permitindo que todos os alunos tenham acesso aos materiais e atividades com facilidade.
Priorizar a comunicação afetiva e o diálogo
Ao retornar às aulas, a comunicação afetiva é uma poderosa ferramenta para fortalecer vínculos e estabelecer um clima de confiança. Dedique tempo para conversar com os alunos sobre como foi o período de férias, como estão se sentindo e o que esperam para o novo ano letivo.
Promover atividades inclusivas e de socialização
A volta às aulas também é uma oportunidade para estimular atividades que promovam a integração entre os alunos, especialmente quando se trata de turmas novas ou de alunos que enfrentam dificuldades de socialização. Planeje dinâmicas de grupo que favoreçam a colaboração e a empatia.
Envolver os pais no processo de adaptação
O apoio da família é fundamental para o sucesso do processo de adaptação. Envolver os pais desde o início, fornecendo informações claras sobre as expectativas do ano letivo e como eles podem contribuir para o bem-estar de seus filhos, é uma estratégia que facilita a integração da criança à escola.
Roberta Cassará Scalzaretto é especialista na formação de professores voltada para a primeira infância
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]