Empresas poderão usar ferramenta que mede Equidade Racial
A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) assinaram na segunda (9), um termo de compromisso com o grupo Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. O termo, que também envolverá o Sesi e o Senai no estado de São Paulo, foi proposto pela Iniciativa e prevê uma série de ações como o combate ao racismo e estímulo à ampliação da diversidade étnico-racial no mundo corporativo e na cadeia produtiva.
No documento, constam compromissos como a promoção da inclusão e do aumento da presença de negros no ambiente corporativo e a sensibilização do meio empresarial e da sociedade para a promoção de práticas de igualdade e equidade étnico-racial.
A Iniciativa Empresarial pela Igualdade reúne hoje 70 empresas e entidades vinculadas ao mundo dos negócios como o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Petrobrás e Bradesco são exemplos de empresas signatárias da Iniciativa.
O vice-presidente do Ciesp, João Carlos Basílio da Silva, que representou o presidente Rafael Cervone, afirmou que haverá um envolvimento direto da entidade com seus 8 mil associados e suas 42 regionais em prol da igualdade racial. “É com muito orgulho que assino este documento, que é sobre uma causa muito querida e muito próxima para mim”, disse Silva.
O presidente da Iniciativa Empresarial pela Igualdade, Raphael Vicente, afirmou que a assinatura do termo de compromisso com a Fiesp e o Ciesp irá ajudar, por exemplo, a disseminar o uso do Índice de Equidade Racial. Trata-se de uma ferramenta gratuita disponibilizada pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade que vista mapear a equidade estruturada dentro das empresas. A partir de um questionário, a Iniciativa consegue produzir relatórios sobre a equidade no país. No entanto, as empresas também podem ter acesso a um relatório individual, detalhado e sigiloso que permite comparar e referenciar a sua situação atual frente ao cenário brasileiro.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]