Celular ao volante é considerado infração média
A Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego) divulgou dados da Reaninf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito) apontando que, no Brasil, foram registradas 246.438 infrações de trânsito por conta do uso de celular ao dirigir.
Os dados são ainda mais maiores, se considerar somente o Estado de São Paulo, que registrou 37% do total de casos no país, ou seja, 91.362 infrações. Do numero total, pode-se concluir que 28 pessoas são multadas por conta do smartphone a cada hora em 2021.
O uso do celular facilitou muito a vida de muitas pessoas, por exemplo, dá para usar aplicativos de mapas e gps para se locomover para um bairro que não conhece, conhecer rotas, e até mesmo sugestões para fugir do trânsito nas principais vias.
Mas misturar distração com direção pode ser muito perigoso, visto que o celular também é um grande vilão nos acidentes de trânsito. Claro que o número poderia ser muito maior, já que pode-se levar em conta que o número de pessoas com o celular no voltante é muito maior do que o número de pessoas punidas com multas pelo ato.
Ainda segundo a Abramet, cerca de 50% das ‘falhas de atenção ao conduzir’ se dá por conta do celular e cerca de 57% dos acidentes com pessoas entre 20 e 39 anos também são ocasionados por conta da desatenção enquanto olha e interage com uma tela de celular, sendo também a terceira maior causa de acidentes fatais no Brasil.
A volta da rotina presencial em 2022 também aumentou o fluxo no trânsito pelas cidades, de janeiro a abril deste ano, já teve 91.151 pessoas multadas por policiais militares pelo uso do celular no Estado, e incríveis 70.754 casos multas foram computadas somente na Capital Paulista.
Os dados deste ano não levam em conta infrações flagradas por radares, fiscais da CET e do DER, levando a crer que esse número é, na verdade, muito maior do que o divulgado. Mas que deixa uma noção do quanto o celular pode atrapalhar e custar uma vida ou um estado de saúde.
Dirigir com o celular ou estar de fones de ouvido é considerado infração média, com multa de R$ 130,16 e 4 pontos na carteira. Já estar mexendo no celular ou digitando com o carro em movimento é considerado infração gravíssimas, tendo uma multa de R$ 293,47 e mais 7 pontos.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]