No menu items!
19.1 C
São Paulo
sexta-feira, 30 janeiro, 2026

Centro de Referência Janaína Lima, exclusivo para pessoas transexuais e travestis, já atendeu mais de 5 mil pessoas

Unidade oferece serviços como apoio psicossocial, acolhimento em saúde mental e acompanhamentos para complicações após implante de silicone

O prefeito Ricardo Nunes visitou no dia 27 de maio o Centro de Referência de Saúde Integral para a População de Travestis e Transexuais “Janaína Lima”. O equipamento oferece um atendimento integral à população LGBTIA+ em um trabalho inédito no país.

“Nós inauguramos esse equipamento no ano passado e tivemos uma aceitação muito boa, nesse que é um cuidado muito importante e que faz parte da ampliação da Rede Sampa Trans”, disse o prefeito, que falou sobre a ampliação dos serviços para essa população. “Passamos de uma para 45 unidades atendendo toda a cidade, um dado bastante importante, além do programa Transcidadania, que passou de 100 para 1.000 pessoas atendidas. Portanto, um atendimento muito importante para essa população e que mostra que São Paulo é uma cidade que se preocupa com todas as pessoas”, destacou Nunes.

Com média de 900 atendimentos realizados por mês, o CR POP TT Janaína Lima é mais um equipamento da saúde pública que compõe a linha de cuidados para transexuais e travestis na Atenção Básica do município.

De janeiro de 2023 a 30 de abril de 2024, foram realizadas 914 avaliações pela equipe multiprofissional para acolhimento dos usuários com os profissionais especialistas focados nesse público, tais como endocrinologista, ginecologista, hebiatra, psicólogo, psiquiatra, urologista e fonoaudióloga, além da equipe de enfermagem, assistência social e administrativa.

No total, são 33 profissionais e 11 consultórios, que ofertam um cuidado centrado nas necessidades da pessoa trans, dando orientações focadas no processo de transição de gênero, encaminhamento para consulta médica e para cirurgia de transformação corporal.

Desde a inauguração do Centro, cerca de 5 mil pessoas passaram por acompanhamento e foram realizadas mais de 3.400 hormonizações. O CR POP TT é administrado pela Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE). O centro leva o nome da ativista e importante referência na luta pelos direitos da população LGBTQIA+ Janaína Lima, que morreu em 2021, aos 45 anos.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura entrega nova etapa de requalificação da Avenida Santo Amaro

Via está sendo modernizada com enterramento de fios, iluminação...

O estacionamento como última fronteira da mobilidade inteligente

Por Roberto Hissa A mobilidade urbana passou por transformações profundas...

Prefeitura entrega nova etapa de requalificação da Avenida Santo Amaro

Via está sendo modernizada com enterramento de fios, iluminação em LED, além de corredor e ponto de ônibus reformados A Prefeitura de São Paulo entregou...

Cidade de São Paulo atinge meta de controle estabelecida pela OMS com redução de 32% dos casos de hanseníase

Ações de prevenção, diagnóstico e tratamento são realizadas de forma contínua pela rede municipal de saúde A capital paulista atingiu a meta de controle da...

O estacionamento como última fronteira da mobilidade inteligente

Por Roberto Hissa A mobilidade urbana passou por transformações profundas nos últimos anos. Aplicativos de transporte, sistemas de navegação em tempo real e meios de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.