No menu items!
20.2 C
São Paulo
sexta-feira, 26 abril, 2024

Capital Paulista ganha lei de incentivo à plantação de árvores que atraem abelhas

Abelhas são fundamentais para reprodução das plantas


Com o objetivo de tornar a capital arborizada e florida e garantir a produtividade agrícola, além do sustento de aves e mamíferos, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, sancionou a Lei nº 17.837/2022 que prevê a prioridade do plantio de espécies nativas e úteis à avifauna na arborização urbana que atraem abelhas.

Para isso, foi alterada a Lei nº 16.050, de 31 de julho de 2014, que aprova a Política de Desenvolvimento Urbano e o Plano Diretor Estratégico do Município prorrogando até 31 de dezembro deste ano o prazo para que o Executivo encaminhe à Câmara Municipal a proposta de revisão do Plano Diretor Estratégico, a ser elaborada de forma participativa.

Segundo técnicos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, espécies de árvores como araçá, aroeira branca, cabeludinha, cambuí, cedro, cereja-do-rio-grande, embaúba branca, guabiroba, guaçatonga, ipê amarelo, ipê branco, paineira e pitangueira atraem as abelhas nos jardins, praças e canteiros.

Para o vereador Aurélio Nomura, autor do projeto de lei que originou a Lei, as abelhas são essenciais para a proteção ambiental. “Mesmo sendo importantes, em razão da poluição e da perda da biodiversidade, elas são cada vez menos comuns, principalmente nas áreas urbanas”, justificou o parlamentar.

As abelhas são fundamentais para a sobrevivência de muitas espécies de plantas, para o aumento da produtividade agrícola e o sustento de aves e mamíferos, que se alimentam de frutas e sementes em todo o mundo. Sem elas, a vegetação seria completamente reduzida. Cerca de 80% das plantas se reproduzem por meio da polinização.

As abelhas dão sua contribuição para a economia produzindo, além do mel, produtos como cera, própolis e pólen apícola. São responsáveis pela produção de aproximadamente dois terços de alimentos ingeridos.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura implanta a Faixa Azul em mais quatro vias da cidade

São aproximadamente mais 8 km de Faixa Azul, totalizando...

ARTIGO | Cinco gerações diferentes na força de trabalho: o que poderia dar errado?

Uma fascinante convergência está acontecendo nos escritórios. Pela primeira...

Prefeitura implanta a Faixa Azul em mais quatro vias da cidade

São aproximadamente mais 8 km de Faixa Azul, totalizando 98 km em toda a cidade, ainda neste mês de abril A Prefeitura de São Paulo,...

Prefeitura firma parceria com a Caixa Econômica Federal para garantir investimentos na produção de moradia em São Paulo

A iniciativa busca atender às necessidades da população de menor renda e sem acesso à casa própria A Prefeitura Municipal de São Paulo por meio...

ARTIGO | Cinco gerações diferentes na força de trabalho: o que poderia dar errado?

Uma fascinante convergência está acontecendo nos escritórios. Pela primeira vez, existem cinco gerações distintas no mesmo ambiente de trabalho: baby boomers, geração X, millennials,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui