No menu items!
19.8 C
São Paulo
terça-feira, 14 outubro, 2025

Capital conta com estrutura para promoção de saúde ao longo do processo de envelhecimento

Atenção básica realiza avaliação multidimensional da pessoa idosa para indicar atendimento adequado na rede municipal

A capital mantém um programa estruturado para acolhimento e cuidado integral do público 60+, por meio do Programa Nossos Idosos, presente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A iniciativa organiza atividades individuais e coletivas, com foco no processo de envelhecimento e no fortalecimento do vínculo do usuário com sua unidade de referência. De acordo com a Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa, o número de pessoas com mais de 60 anos que passam em consultas com profissionais de nível superior (médico e não médico) nas UBSs aumentou de 2020 a 2024, indo de 816.728 para 1.406.382 pessoas.

Um exemplo de atividade é o grupo “Crochê-tando” surgiu a partir do gosto pessoal da nutricionista da UBS, Bruna Castro, que integra a equipe multiprofissional da unidade. A proposta é promover um espaço de aprendizado e prática de crochê e, a partir dele, fortalecer habilidades motoras que podem ficar prejudicadas no processo de envelhecimento. “Algumas participantes diziam que faziam crochê quando mais novas, mas acabaram perdendo essa habilidade. O grupo foi uma forma de retomar essa prática e ajudar em outras atividades cotidianas”, explica a nutricionista.

As ações do Programa Nossos Idosos são orientadas pela Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na Atenção Básica (Ampi-AB), modelo exclusivo da cidade de São Paulo: “A avaliação faz um rastreamento tanto das questões de fragilidade e da capacidade funcional do indivíduo quanto das questões de vulnerabilidade, que são os fatores de risco social que ele vivencia”, explica a coordenadora da área técnica da saúde da pessoa idosa, Rosa Maria Marcucci. A partir dessa análise, as UBSs podem desenvolver atividades específicas em salas dedicadas ao atendimento de idosos, chamadas Salas do Idoso, ou mesmo em espaços comunitários, ampliando o alcance das ações.

A partir da Ampi-AB, o idoso é classificado como saudável, pré-frágil ou frágil, o que determina se ele será direcionado aos cuidados necessários para promoção da saúde, prevenção de agravos, reabilitação ou manutenção de suas condições atuais. É nas 13 Unidades de Referência do Idoso (Ursis) existentes na cidade que aqueles identificados como frágeis são atendidos e acompanhados por uma equipe dedicada a esse público. De 2020 a 2024, houve um aumento de mais de 200% nos idosos atendidos nas Ursis, que passou de 61.264 para 199.057. Em 2025, só de janeiro a agosto, as Ursis atenderam 135.157 idosos.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Metanol em bebidas: orientações e cuidados

Saiba como identificar produtos falsificados, reconhecer sintomas de intoxicação...

Prefeitura lança edital de R$ 3,7 milhões para apoiar projetos musicais

As inscrições para a 9ª edição do Edital começam...

A essência humana nos 35 anos do SUS

Por Artur Marques Em 2025, o Sistema Único de Saúde...

Metanol em bebidas: orientações e cuidados

Saiba como identificar produtos falsificados, reconhecer sintomas de intoxicação e buscar atendimento médico adequado A Prefeitura de São Paulo, diante da investigação sobre casos de...

Prefeitura lança edital de R$ 3,7 milhões para apoiar projetos musicais

As inscrições para a 9ª edição do Edital começam em 21/10 Estarão abertas, a partir do próximo dia 21 de outubro, as inscrições para a...

A essência humana nos 35 anos do SUS

Por Artur Marques Em 2025, o Sistema Único de Saúde chega aos 35 anos como o maior do mundo no setor público. Foi criado com...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.