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quinta-feira, 28 novembro, 2024

Caio Luz, a renovação política sobre trilhos

Pré-candidato a vereador visitou a redação do Grupo Sul News e apresentou suas propostas

Caio Luz é um novo nome que desponta na política. Natural de Ferraz de Vasconcelos, iniciou sua vida profissional aos 15 anos como aluno aprendiz da CPTM, onde contribuiu com projetos como a extensão da linha 9 para Grajaú e Varginha. Atuou com Geraldo Alckmin, inclusive como assessor parlamentar da secretaria de logística e transportes, até ser convidado por Bruno Covas para assumir a subprefeitura do Ipiranga, depois se tornando secretário executivo das 32 subprefeituras da cidade.

Amigo de Bruno desde os tempos de militância na juventude do PSDB, Caio permanece no partido até a morte de Covas, quando entende que era necessário renovar os ares. Vai para o MDB, partido ao qual é filiado, e disputa em 2022 a eleição para deputado estadual, conquistando 34.000 votos. Em 2023, foi Secretário de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes, reduzindo em 52% o número de acidentes de trânsito com vítimas fatais.

Atualmente, Caio lança a sua pré-candidatura para vereador de São Paulo e conta um pouco sobre seus projetos para a área de mobilidade.

Jornal Ver: Queremos começar falando sobre o projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Como funciona este transporte e quais os benefícios que ele trará ao município?

Caio Luz: O VLT é um sistema de média capacidade que liga os principais pontos da cidade, sobre a ótica do turismo e também do deslocamento, conectando com as principais estações de trem e metrô para dar vazão ao grande fluxo e ao movimento do centro. O VLT não é para um trajeto de grande massa, trazer da periferia as pessoas que vêm ao centro trabalhar, mas para a distribuição interna do centro, é o melhor modelo.

Ver: A proposta inicial é implantar o VLT no centro. Existe a possibilidade de expansão para outros locais, por exemplo Santo Amaro, um dos maiores polos comerciais da cidade?

Caio: Acho que é possível sim. Pensar um VLT no centro comercial de Santo Amaro, conectando com as principais estações, daria o deslocamento desse público para todas as regiões de São Paulo. Podemos pensar em outras regiões, mas acho que o segundo passo seria Santo Amaro.

Ver: Outra proposta é a expansão do programa Tarifa Zero para as sextas e sábados. Quais benefícios a população da capital teria, e como equilibrar os valores com a isenção da tarifa nestes dias?

Caio: O Sextou Tarifa Zero iniciaria a gratuidade a partir das oito horas da noite da sexta-feira e iria até o domingo. Isso teria um acréscimo de menos de 1% do orçamento municipal, que até pode ser revertido dentro do orçamento que já existe.

Além do desenvolvimento econômico, do turismo, tem a questão social. Por exemplo, 35% dos acidentes de trânsito ocorrem entre a sexta à noite e o domingo. Ou seja, incentivar o uso do transporte público é tirar a pessoa do veículo individual e talvez conseguir impactar na redução. Então, o acréscimo do orçamento não impacta a ponto de inviabilizar um projeto que traria tantos benefícios sociais.

Ver: Sobre a mobilidade no extremo sul, como em Parelheiros e Cocaia, existe um gargalo para que a população possa se deslocar e alcançar a malha ferroviária. Como o poder público pode atuar para agilizar o transporte dessas pessoas?

Caio: Antes de chegar na conexão com os pontos maiores de distribuição, eu trouxe a proposta do Plano municipal das estradas rurais. É começar a pensar como uma malha realmente, melhorar essas vias de forma que a gente dê conta de um tripé extremamente importante para a Zona Sul.

Primeiro é o desenvolvimento econômico, pensando na distribuição daqueles que produzem, que muitas vezes tem dificuldade na distribuição por conta da dificuldade de acesso. O segundo ponto é o turismo, há uma grande capacidade turística na região, que muitas vezes fica para trás pela dificuldade no acesso. E por fim o transporte coletivo, muitas famílias hoje andam até 3 horas para chegar ao transporte. Então acho que o plano municipal das estradas rurais começa a dar conta dessa vazão, seja sob a ótica da logística dos produtos, seja das pessoas.

Ver: O espaço é aberto para seu recado aos leitores.

Caio: Eu acho importante fazer o que a gente fez aqui,e vemos o prefeito Ricardo Nunes fazendo com maestria e se destacando em relação aos adversários, que é de fato discutir o futuro da cidade. Então, quando falamos do Sextou Tarifa Zero, da implantação do VLT, do investimento da cidade nos trilhos, falamos do desenvolvimento da cidade. Eu tenho me disposto a fazer isso na pré candidatura, com a experiência que tenho, e acho que posso ajudar muito o prefeito estando ano que vem na Câmara para promover essas discussões urbanas e de mobilidade.

Agradeço a oportunidade, é sempre muito gostoso poder falar com as pessoas, falar com a Zona Sul, uma região que me deu muito carinho desde que trabalhamos aqui na prefeitura de São Paulo, nas ações em 2022, então pra mim é um grande prazer poder falar aqui.

Modelo do VLT, o Veículo Leve sobre Trilhos. Créditos: Divulgação/Caio Luz

SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

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