No menu items!
18.9 C
São Paulo
sábado, 8 novembro, 2025

Brasil soma mais de 68 milhões de pessoas sem ensino básico completo, segundo Censo Escolar

O número evidencia a importância de iniciativas para fortalecer políticas de inclusão educacional e de jovens e adultos

Dados apresentados no Censo Escolar 2024, divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mostram que o Brasil contabiliza 2,4 milhões de matrículas no modelo de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos). O número é 7% menor, quando comparado com os indicadores de 2023, e 20% abaixo do total observado em 2020.

Ainda segundo o levantamento, a redução é ainda mais preocupante diante do passivo educacional do país, que acumula 68 milhões de pessoas com 18 anos ou mais que não concluíram a educação básica, que inclui o ensino fundamental e o médio. O cenário marcado pela retração, dá ainda mais relevância às iniciativas que favorecem o aprendizado desta parcela da população.

Na região nordeste do país, mais precisamente em Feira de Santana, na Bahia, o Programa Jovem Aprendiz Feirense, promovido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana e realizado em parceria com a Demà Aprendiz, é exemplo de estratégia efetiva que alia educação formal, formação profissional e inclusão social. Projetada para jovens que não concluíram o ensino básico, a iniciativa oferece oportunidades reais de retomada da trajetória educacional e acesso ao mercado de trabalho.

Vinicius Tondolo, diretor executivo da Demà, explica que o Jovem Feirense é sinônimo de uma nova abordagem de política pública voltada à juventude, que gera oportunidades outrora distantes da realidade em que vivem.

“Quando um jovem chega aos 20, 25, perto dos 30 anos, sem ter concluído a educação básica, o risco de exclusão social aumenta consideravelmente. Ao vincular a obrigatoriedade de estudar com a oferta de um trabalho protegido, criamos uma ponte real para a inclusão”, observou.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS

Adolescentes de 12 a 16 anos também poderão retirar item O governo federal facilitou e agilizou o acesso gratuito a absorventes higiênicos para mulheres inscritas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.