Segundo dados do relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, ficando atrás da Índia e da China. As mortes decorrentes de acidentes de trânsito são a oitava principal causa de morte no País, com aproximadamente 1,35 milhão de vítimas por ano.
A Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos que apoia iniciativas com grande potencial de impacto social, investe na educação, lança um vídeo e convida o público para pensar na dimensão de suas atitudes. O vídeo, que pode ser assistido nas redes sociais da entidade, apresenta uma reflexão sobre o impacto do acidente de trânsito na vida das vítimas, podendo gerar limitações, como o uso da cadeira de rodas.
Mesmo sabendo dos graves riscos, há uma fatia da população que tem como hábito o comportamento agressivo ao volante, uso do celular, baixa atenção à sinalização e práticas negligentes em relação ao uso abusivo do álcool e outras drogas, além da falta de manutenção mecânica de seus veículos.
A educação é um tema prioritário e transversal a todas as iniciativas que a entidade realiza. Ao longo do tempo, com ações e pesquisas sobre mortalidade no trânsito, a instituição se uniu à iniciativa pública levando a educação viária para escolas, visando uma base de conhecimento para um futuro seguro para todos. “Nossa atuação sempre esteve muito focada na segurança e educação viária, por meio de vários projetos e pesquisas sobre hábitos dos nossos cidadãos, traduzindo como devemos agir coletivamente para fomentar um pensamento responsável e crítico no âmbito social”, destaca a representante da Fundación MAPFRE no Brasil, Fátima Lima.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]