No menu items!
27.9 C
São Paulo
quinta-feira, 19 fevereiro, 2026

Beneficiários do POT visitam Pinacoteca após criarem painéis de mosaicos dos CEUs Papa Francisco e Padre Ticão

Iniciativa integra as atividades da Prefeitura de São Paulo para ampliar o repertório cultural e fortalecer a formação artística de participantes

Cerca de 20 beneficiários do Programa Operação Trabalho (POT) participaram de uma visita guiada à Pinacoteca de São Paulo, um dos mais importantes museus de arte do país, na terça-feira (13). A iniciativa integra as atividades da Prefeitura de São Paulo para ampliar o repertório cultural e fortalecer a formação artística de participantes que, além de receber qualificação profissional, atuam em frentes de trabalho voltadas à geração de renda e reinserção no mercado.

Os visitantes fazem parte do grupo responsável pela criação de grandes painéis de mosaico, técnica que transforma materiais diversos em imagens abstratas ou figurativas. Entre as obras já concluídas estão instalações nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Papa Francisco e Padre Ticão, ambos na zona leste, e na Estação Varginha da CPTM, na zona sul.

Uma das produções mais recentes é o painel em homenagem ao Papa Francisco, instalado em julho no CEU de mesmo nome, em Sapopemba. Feita artesanalmente por 35 beneficiários ao longo de três meses, a obra mede 1,20m x 1,20m, pesa cerca de 100 kg e utilizou pastilhas murano. O trabalho foi coordenado pela artista Marcela Munhoz, presidente do projeto Solidariedade com Arte, referência há mais de 20 anos no uso do mosaico como ferramenta de inclusão.

Outro destaque é o painel inaugurado neste mês no CEU Padre Ticão, em Ermelino Matarazzo. Com 1,60m x 1,20m, a peça retrata o sacerdote, falecido em 2021, e incorpora elementos visuais que remetem à sua missão pastoral e social, aliando durabilidade, estética e impacto visual.

“Os trabalhos desenvolvidos pelos participantes do POT são verdadeiras obras de arte, especialmente essas que homenageiam figuras de grande relevância para a cidade. Com a capacitação, ampliam-se as oportunidades de retorno ao mercado ou geração de renda em produções próprias”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.

O Programa Operação Trabalho apoia pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de qualificação e frentes de trabalho remuneradas. Atualmente, conta com 13,5 mil beneficiários em 14 projetos, com bolsas que variam de R$ 1.062,54 (20 horas semanais) a R$ 1.593,90 (30 horas semanais). As atividades incluem zeladoria, manutenção, apoio administrativo, busca ativa na rede municipal de ensino e produção de mosaicos em espaços públicos.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Por que as crianças estão perdendo habilidades motoras na era digital?

Por Luciana Brites O aumento do uso de tablets e...

Ação integrada leva acolhimento e oportunidades às pessoas em situação de rua na Avenida Roberto Marinho

Iniciativa reuniu saúde, assistência social e trabalho para ampliar...

Robson Luís (RL) consolida identidade no pagode e aposta na carreira solo inspirada nos anos 90

Cantor e cavaquinista da Zona Sul de São Paulo une trajetória nos palcos, no Carnaval e nas plataformas digitais em um novo momento da...

Por que as crianças estão perdendo habilidades motoras na era digital?

Por Luciana Brites O aumento do uso de tablets e celulares reduz o tempo de brincadeiras físicas, prejudicando o desenvolvimento motor e cognitivo. Por este...

Ação integrada leva acolhimento e oportunidades às pessoas em situação de rua na Avenida Roberto Marinho

Iniciativa reuniu saúde, assistência social e trabalho para ampliar o atendimento à população em situação de rua A Subprefeitura de Santo Amaro realizou na última...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.