No menu items!
28.3 C
São Paulo
quinta-feira, 12 fevereiro, 2026

Associação de médicos alerta para riscos do uso de mototáxis em SP

Segundo entidade, a prática pode aumentar acidentes de trânsito

Desde que as empresas de transporte de passageiros por aplicativo anunciaram a retomada do serviço, na modalidade de moto, na cidade de São Paulo, o município vive diante de um impasse. De um lado o poder público que proíbe o serviço e alega preocupação com o aumento de casos de acidente de moto com a utilização deste tipo de transporte e do outro as empresas que afirmam ter o direito diante de uma lei federal.

Agora, a história ganha um novo capítulo. A Associação Paulista de Medicina (APM) se declarou contrária à aprovação do transporte de passageiros por aplicativo com motos na cidade de São Paulo. Em nota pública, a entidade afirma que a prática apresenta risco elevado de aumento nos acidentes de trânsito.

Segundo a APM, durante o ano passado o número de mortes de motociclistas na capital paulista subiu cerca de 20%, chegando a 483 mortes, o que corresponde a 37% do total de mortes no trânsito na cidade de São Paulo. Nacionalmente os acidentes com motos geram 300 mil atendimentos na rede pública.

Para a entidade, a utilização do serviço de mototáxi na cidade de São Paulo representaria um grande risco para passageiros e motoristas. “Além de possivelmente piorar a sobrecarga do sistema de Saúde, com o potencial aumento do número de acidentes advindos da popularização dessa opção de transporte”.

A cidade de São Paulo tem legislação própria que proíbe a prática, mas em janeiro deste ano, as empresas 99 e Uber iniciaram os serviços, alegando que a proibição não se aplicava ao trabalho por aplicativos.

Além da divergência quanto à legalidade do serviço, a prefeitura e as empresas divergem quanto à segurança e a situação segue indefinida. Na semana passada, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública sobre o tema.

Desde do último dia 27 de janeiro, o serviço segue suspenso na cidade por determinação judicial. No entanto, não há multa para as empresas que desobedecerem a regra, assim como para os mototaxistas. Os serviços estão fora das plataformas.

Com informações de Agência Brasil


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

O abuso das canetas emagrecedoras, as redes sociais e o sofrimento psíquico

Por Ramon Marcelino Se 2025 teve um medicamento símbolo, ele...

Carnaval de Rua 2026 terá postos médicos com estrutura de mini-hospital

Unidades reproduzem o funcionamento de uma UPA e estão...

O abuso das canetas emagrecedoras, as redes sociais e o sofrimento psíquico

Por Ramon Marcelino Se 2025 teve um medicamento símbolo, ele se chama Mounjaro. Onipresente nas redes sociais e nas conversas cotidianas, tornou-se também o mais...

Carnaval de Rua 2026 terá postos médicos com estrutura de mini-hospital

Unidades reproduzem o funcionamento de uma UPA e estão preparadas para atendimentos de urgência e emergência A Prefeitura de São Paulo preparou uma ampla estrutura...

Capital registra 2,9 milhões de empregos com carteira assinada em 2025 e bate recorde histórico de contratações

Esse é o maior volume da série do Novo Caged e foram criadas mais de 101 mil vagas formais A cidade de São Paulo registrou...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.