No menu items!
18.5 C
São Paulo
quinta-feira, 23 outubro, 2025

Associação de bancos dá dicas para evitar golpe financeiro no Carnaval

Folião deve ter cuidado ao comprar comidas e bebidas em blocos de rua

Fraude do wi-fi falso e golpe do Pix são alguns dos golpes mais comuns que são aplicados no Brasil, principalmente durante o Carnaval. O alerta é da Associação Brasileira de Bancos (ABBC).

Por meio da campanha “Tem Cara de Golpe”, a entidade está oferecendo orientações para a população, especialmente os foliões, sobre como se prevenir de fraudes financeiras durante essa festa popular.

Uma das principais dicas da associação é para que o folião redobre os cuidados ao comprar comidas e bebidas em blocos de rua. A ABBC orienta que o dono do cartão nunca deve entregá-lo diretamente ao vendedor, especialmente na rua ou estabelecimentos não habituais.

Além disso, não se deve aceitar pagar uma compra se o visor de cobrança da máquina estiver quebrado ou apagado, impedindo a visualização do valor real da compra. Os golpistas podem inserir um valor muito acima do que a vítima teria que pagar, levando a prejuízos.

Outra dica é para que o pagamento seja feito preferencialmente por aproximação via celular. De acordo com a associação, esse tipo de pagamento é mais seguro, pois possibilita uma camada de autenticação adicional com biometria ou senha para acesso à carteira digital antes de efetuar o pagamento. Em cartões físicos, recomenda-se desativar função de aproximação para evitar que criminosos se aproveitem da aglomeração para capturar sinais do cartão e realizar débitos sem consentimento do usuário.

Para ficar mais seguro no Carnaval e evitar golpes e fraudes financeiros, a ABBC recomenda que os foliões ativem controles de segurança em seus celulares, tais como múltiplo fator de autenticação, ocultação e proteção de aplicativos bancários com a ativação do controle assistivo (em dispositivos Apple) e proteção contra roubo em dispositivos Android. Outro ponto importante é ter recursos de localização e bloqueio do dispositivo remotamente previamente configurados.

Com informações de Agência Brasil


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Incluir é também proteger quem ensina

Por Esther Cristina Pereira A inclusão escolar é uma das...

Prefeitura define regras para uso de película antivandalismo em táxis da capital

Legislação atual estabelece que, para os taxistas utilizarem as...

Prefeitura promove nova edição do Dia da Comunidade em Americanópolis

Na próxima sexta-feira, 24 de outubro, a Avenida Fulfaro,...

Incluir é também proteger quem ensina

Por Esther Cristina Pereira A inclusão escolar é uma das maiores conquistas da educação brasileira. Ela afirma que toda criança tem direito de aprender junto...

Prefeitura define regras para uso de película antivandalismo em táxis da capital

Legislação atual estabelece que, para os taxistas utilizarem as faixas e corredores exclusivos de ônibus, o dispositivo de segurança deve ser transparente Atendendo a uma...

Prefeitura promove nova edição do Dia da Comunidade em Americanópolis

Na próxima sexta-feira, 24 de outubro, a Avenida Fulfaro, em Americanópolis, será o ponto de encontro da 11ª edição do Dia da Comunidade, uma...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.