No menu items!
27 C
São Paulo
sexta-feira, 20 fevereiro, 2026

Artista plástico Eduardo Srur e os alunos do CEU Paraisópolis abrem a exposição coletiva Natureza Plástica

A exposição acontece no CEU e inclui palestras, oficinas de arte e conscientização ambiental, e conta com a participação de 800 estudantes da instituição

De 21 de setembro a 4 de outubro, o CEU Paraisópolis recebe a exposição coletiva do projeto “Natureza Plástica” do artista Eduardo Srur. Criado durante a pandemia, a iniciativa tem como objetivo levar educação e conscientização ambiental às escolas da periferia de São Paulo por meio da arte. Durante as oficinas criativas, os alunos estudam obras icônicas de artistas mundialmente conhecidos, como Tarsila do Amaral, Volpi, Aldemir Martins, Leonardo da Vinci, entre outros, recriando-as com o uso de resíduos plásticos descartados.

O artista, cordelista e poeta pernambucano J.Borges, reconhecido por suas xilogravuras que retratam o cotidiano, a vida simples do campo, do cangaço, as festas populares, de maneira irreverente e original – e que faleceu em julho deste ano – é o homenageado da vez. Os alunos foram convidados a recriar algumas de suas obras. Os trabalhos ficarão expostos ao lado de algumas obras do próprio Srur, durante a XIX Mostra Cultural de Paraisópolis, que tem como missão expor culturalmente a sua comunidade.

Desde 2008, Eduardo Srur tem-se engajado na realização de ações que aproximem o grande público do universo da arte, criando oportunidades para que as crianças explorem novas perspectivas em suas vidas. A primeira edição do projeto “Natureza Plástica” aconteceu em 2022 e contou com 1.500 crianças. Os CEUs Campo Limpo e Butantã, que receberam o projeto no primeiro semestre deste ano, contaram com a participação de 1.600 estudantes. Em Paraisópolis, 800 alunos foram contemplados.

“O artista é um contador de histórias. Ele compartilha sua vivência com as futuras gerações, fomenta um campo alternativo de conhecimento, constrói senso de pertencimento do espaço e estimula o gênio criativo no indivíduo. Arte e sustentabilidade devem ser ensinadas na escola como matérias fundamentais para a formação do ser humano”, diz Srur.

O projeto “Natureza Plástica” é realizado por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com o patrocínio do Parque Global e apoio da Benx Incorporadora.

Serviço:

Exposição “Natureza Plástica”

CEU Paraisópolis – Professora Marisa Motta

Oficinas criativas – de 19/8 a 4/9

Abertura da Exposição – 21/9 (sábado), das 9h às 17h

Exposição – de 22/9 a 4/10


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

“Valorização da Polícia Civil tem de ser real, não mero palanque político”, critica Sindicato dos Delegados

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) defendeu, de forma contundente, a classe que representa, durante solenidade de posse...

Brasil perde 40% da água tratada e reuso entra no centro da estratégia das empresas

O Brasil convive com um paradoxo hídrico cada vez mais evidente. Enquanto países desenvolvidos registram perdas médias de cerca de 15% na distribuição de...

Robson Luís (RL) consolida identidade no pagode e aposta na carreira solo inspirada nos anos 90

Cantor e cavaquinista da Zona Sul de São Paulo une trajetória nos palcos, no Carnaval e nas plataformas digitais em um novo momento da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.