No menu items!
23 C
São Paulo
quarta-feira, 10 dezembro, 2025

ARTIGO | Sustentabilidade, Licenciamento e Desastres Ambientais

Por que é tão importante falarmos sobre licenciamento ambiental?

Em tempos de desastres naturais, o licenciamento ambiental é cada vez mais necessário, quando o empreendimento for potencialmente poluidor ou degradante do meio ambiente, devendo ter um acompanhamento jurídico e técnico especializado para apresentar um projeto de qualidade.

Dessa forma, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) aponta que os negócios que estão passíveis a isso são os que se encaixam nas categorias de agricultura, mineração, transporte, florestas, caça, indústrias, pesca, urbanismo, lazer, serviços, obras civis, biotecnologia e empreendimentos turísticos.

Podemos citar as recentes enchentes no Rio Grande do Sul, o porquê a população e a cidade sofre com as inundações. Podemos dizer que faltou estudos de licenciamento ambiental, para as construções de moradias as margens dos Rios? O Desmatamento colaborou para que esta calamidade?

Especialistas apontam que perda de matas ciliares e a ocupação desordenada às margens do rio potencializaram enchentes nas cidades do Vale do Taquari.

Além do volume das chuvas e do ciclone extratropical, o desastre climático teve dois grandes agravantes, o desmatamento das matas ciliares e o crescimento urbano próximo às margens do rio.

E o que podemos dizer sobre os desastres, após os rompimentos das barragens em Mariana (MG) e Brumadinho (MG), o afundamento do solo de bairros de Maceió com a exploração de sal-gema pela Braskem, expõe como ainda há falhas de segurança na mineração no país.

A realidade e o interesse em escrever este artigo é que poucas leis para endurecer a fiscalização foram aprovadas no Congresso, e há incerteza sobre reparações dos danos.

Em meio a catástrofes, percebemos, que pouco temos evoluído para conservar a nossa casa e nossa espécie.

Acredito que somente a educação ambiental, promovida através de informações, políticas públicas, respeito pela terra e pelo planeta, poderíamos colocar em prática o licenciamento ambiental, para o uso correto e consciente dos nossos recursos naturais, evitando a morte dos seres humanos, que não estão sabendo cuidar da sua própria existência. Sem sustentabilidade, não há futuro.

Priscila de Campos Amorim Tritapepe, advogada e Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Santo Amaro.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º país mais afetado no mundo

Embora os sintomas sejam silenciosos, o descontrole pode causar complicações “Eu pensei que os exames alterados eram um erro, justamente porque não tinha sintomas”, conta...

São Paulo recebe 134,5 mil doses do primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger gestantes e recém-nascidos

Imunização gratuita pelo SUS busca reduzir casos de bronquiolite em bebês O Ministério da Saúde iniciou na terça-feira (2), a distribuição nacional da vacina contra...

Pagamento por aproximação passa a ser aceito em todas as estações do Metrô

A tecnologia está disponível, em fase de testes, em mais 57 estações das quatro linhas operadas pelo Metrô Os passageiros do Metrô agora podem pagar...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.