No menu items!
19 C
São Paulo
sexta-feira, 21 novembro, 2025

ARTIGO | Por um mundo mais justo

A causa da população em situação de rua é um problema complexo que exige dedicação e esforço de todas as esferas da sociedade. Em 2022, a população em situação de rua passou de 281 mil pessoas em todo o Brasil. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), após a pandemia, o aumento foi de 38% em relação ao ano de 2019. Quando comparado ao percentual de crescimento da população brasileira, o aumento da população em situação de rua aponta dados alarmantes, chegando a 211%, enquanto o crescimento da população, segundo dados do IBGE, foi de apenas 11% no período de dez anos. Desse total, um pouco mais de 150 mil pessoas em situação de rua vivem na Região Sudeste.

Essa informação nos fornece uma reflexão muito importante de que hoje a grande maioria está em situação de rua pela falta de emprego. Olhando por essa perspectiva, o trabalho de muitas ONGs que atuam apoiando a reinserção dessa população no mercado de trabalho possui um papel fundamental, além do fato de humanizá-la e diminuir os estigmas sociais que essa parcela ainda possui.

Um mundo menos desigual passa pelas mãos de todos. Cada pessoa possui um papel relevante no cumprimento de seus deveres e obrigações para com a sociedade em geral. É o que chamamos de responsabilidade social.

Hoje, entendemos que os pequenos movimentos em conjunto se transformam em grandes ações. Pensando nisso, entender nossa responsabilidade social pode gerar impactos significativos na vida de muitas pessoas.

Essa responsabilidade social pode vir com diversas formas e formatos, seja atuando na linha de frente em ONGs ou projetos sociais, ajudando financeiramente ou até mesmo por trás das telas, como voluntários nas redes sociais. O que importa é fazermos o que se pode para minimizar a desigualdade social. Então, não deixe de buscar a vertente que mais lhe agrada e fazer o que está ao seu alcance. Toda ajuda importa!

É imprescindível que todos os atores da sociedade estejam envolvidos nesse movimento de transformação, desde os cidadãos, as pequenas, médias e grandes empresas, os projetos sociais, ONGs e os poderes públicos gerando políticas públicas para a diminuição das desigualdades.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Especialista da USP explica como o vínculo entre tutores e cães pode moldar comportamentos

Semelhanças de personalidade entre humanos e pets ajudam a...

Cientista alerta para risco de aquecimento global por longo tempo

Terra saiu de uma média de temperatura de 15°C...

400 mil agentes de saúde são capacitados para orientar comunidades sobre sintomas da Tuberculose

Cartilha técnica orienta sobre sinais, diagnóstico, transmissão e tratamento,...

Especialista da USP explica como o vínculo entre tutores e cães pode moldar comportamentos

Semelhanças de personalidade entre humanos e pets ajudam a fortalecer vínculos, mas também podem gerar conflitos na rotina Mais do que companheiros, os cães podem...

Cientista alerta para risco de aquecimento global por longo tempo

Terra saiu de uma média de temperatura de 15°C para 16,3 °C, o que representa um aumento de cerca de 1,31°C Um dos temas centrais...

400 mil agentes de saúde são capacitados para orientar comunidades sobre sintomas da Tuberculose

Cartilha técnica orienta sobre sinais, diagnóstico, transmissão e tratamento, reforçando a vigilância ativa e o protagonismo desses profissionais O Brasil acaba de lançar uma cartilha...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.