No menu items!
20.1 C
São Paulo
sexta-feira, 9 maio, 2025

Aroma de Saudades

Hoje em dia a turma cria os filhos diferente. Na minha época, não… Acho que tudo era mais simples. Não sei… É o saudosismo que vem tomando conta de mim. Acho que acontece com todo mundo: a gente vai ficando velho e meio bobo.

Mas é que, de verdade, tem umas coisas que eu não entendo! Meus sobrinhos mesmo: é um tal de não pode comer isso, não pode comer aquilo, que me dá até gastura. Vocês acreditam que eles ficaram anos sem açúcar? E café, então? Acho que até hoje não tomam.

É por conta desses modismos modernosos que nossas tradições vão se perdendo. O que que custa dar pra criança um bolo de fubá e um cafezinho? Sabia que eu era recém-nascido quando minha vó Tereza me colocava no colo, fazia uma papinha de miolo de pão, manteiga e café e me dava? E eu tô aqui até hoje, não é?

Eu adorava assistir aos jogos de futebol com meu pai. A gente ficava num quartinho e ele fumava um cigarro atrás do outro. E eu tô aqui! Nem fumar eu fumo… Eu até ganhei uma memória deliciosa: sempre que sinto aquele cheiro da fumaça eu lembro de tudo. Parece que o cheirinho me leva de volta.

Nas Olimpíadas de 1992 em Barcelona foi a mesma coisa. A TV ligada, o cigarro do meu pai acesso… A fumaça deixava uma névoa tão boa no quarto! Marcelo Negrão fez ponto! Brasil foi ouro! OURO!

As memórias são o nosso ouro. Sempre que sinto aquele cheiro, vou para o alto do pódio.

Lá na minha vó Tereza era igualzinho. Domingo cedo. TV ligada no Ayrton Senna. Tema da vitória. O macarrão ia saindo junto com o assado. E o Senor Abravanel chegava no 4. Eu adorava. De noite tinha a semana do presidente. Como será que estava o Sarney? E a inflação?

Sabe o que também aprendi com ele? Que o ouro vale mais que dinheiro! Que toda pessoa tem uma beleza pra gente enxergar! Aprendi a aprender com tanta beleza! Esse é o ouro: enxergar e aprender!

Ouro das Saudades! Eu ainda sinto aquele perfume. Tanta coisa misturada… Mas sempre ela, a fumaça do cigarro. E ouço também… Vozes da tia Julinha, tia Mara, tio João, tio Fernando, Voz do Sílvio!

Fumaça de cigarro é o perfume da nostalgia! Vozes do Sílvio e do Lombardi são os sons da lembrança! O Sílvio Santos lá lá lá lá, lá lá lá lá ….

Pra quem mal tinha compromisso na segunda-feira, o domingo nunca tinha nada de depressão. Pelo contrário! Era o dia mais gostoso…

Kol Hakavod, Senor!

André Naves é Defensor Público Federal, Escritor, professor, ganhador do Prêmio Best Seller pelo livro “Caminho – a Beleza é Enxergar”. (@andrenaves.def)


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes...

Como o trabalho temporário abre portas para jovens sem experiência no mercado de trabalho

Por Marcelo de Abreu O primeiro emprego é um desafio...

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes que aumenta o risco de graves doenças nos olhos O Brasil tem 16,6 milhões de diabéticos...

Rede Municipal de Ensino da capital atende mais de 1 milhão de estudantes com serviços desde alimentação até transporte escolar

Números refletem a grandiosidade de uma das maiores Redes Municipais de Ensino da América Latina Manter a permanência e a aprendizagem de mais de 1...

Como o trabalho temporário abre portas para jovens sem experiência no mercado de trabalho

Por Marcelo de Abreu O primeiro emprego é um desafio para muitos jovens brasileiros já que a falta de experiência, junto com as altas exigências...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.