No menu items!
24.7 C
São Paulo
terça-feira, 15 abril, 2025

Alta mundial do cacau impacta custos do chocolate e vendas da Páscoa

Calor e seca aumentaram o preço da fruta nos maiores países produtores

O aumento do custo do cacau em nível mundial, de cerca de 180% em dois anos, está refletindo no valor dos produtos para a Páscoa e para a produção permanente do setor. A alta da fruta se concentrou no segundo semestre do ano passado, em decorrência da quebra de safra nos grandes produtores africanos.

A instabilidade no setor deve se manter também nesta temporada, com o maior produtor, Costa do Marfim, ainda enfrentando impacto significativo de ondas de calor e da seca.

“Isso vai influenciar o desenvolvimento da planta, a brotação e a formação dos frutos, e com isso uma menor oferta”, explicou Letícia Barony, assessora técnica da comissão nacional de fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Em Gana, segundo maior produtor, Letícia avalia que há um cenário de tendência de recuperação na produção, com o governo divulgando indicadores para um cenário de colheita atrativo, que pode levar a um reequilíbrio para a oferta.

No Brasil, a perspectiva é de aumento de safra, após quedas sucessivas. O país é atualmente o sexto maior produtor mundial de cacau, com mais de 90% da produção nos estados do Pará e Bahia, com uma produção anual de 300 mil toneladas por ano.

“A gente percebe, ainda assim, muita volatilidade e incerteza dentro do mercado, tanto em relação à oferta, quanto em relação à demanda e principalmente aos preços que esses produtos serão ofertados. Isso pega toda a cadeia de valor, não só na amêndoa de cacau, mas nas indústrias moageiras, indústrias de derivação e também na disponibilização desses produtos ao consumidor”, analisa a assessora técnica da CNA.

Para a Confederação, a perspectiva é de aumento das safras neste e no próximo ano, com o resultado dos investimentos em áreas não tradicionais de cultura cacaueira, como o cerrado baiano, no oeste do estado, onde o cultivo ocorre a pleno sol, com irrigação e uso intensivo de tecnologias. São Paulo e o norte de Minas são outras possibilidades de áreas de cultivo, além da consolidação da recuperação das culturas da Bahia e do Pará.

O setor de chocolates prevê uma retração de cerca de 20% na quantidade total de ovos de Páscoa produzidos neste ano, em relação à produção do ano passado. Apesar dessa diminuição, a expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicad) é de contratação de pouco mais de 9,6 mil trabalhadores temporários, 26% a mais do que em 2024, com expectativa de 20% serem efetivados.

Com informações de Agência Brasil


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Sarampo: uma doença do passado que voltou a ameaçar o Brasil e o mundo

Vacina é a principal medida para prevenção da doença Os...

A cada 7 minutos um simples Zé Eduardo se torna um juiz Edward Albert Lancelot Dodd

Por Alexandre Pegoraro O caso do juiz José Eduardo Franco...

Mulheres recebem 20% a menos que homens no Brasil

Massa de rendimentos delas variou de 35,7% a 37,4%...

Sarampo: uma doença do passado que voltou a ameaçar o Brasil e o mundo

Vacina é a principal medida para prevenção da doença Os recentes casos confirmados de sarampo no Brasil colocam em foco uma doença que é altamente...

A cada 7 minutos um simples Zé Eduardo se torna um juiz Edward Albert Lancelot Dodd

Por Alexandre Pegoraro O caso do juiz José Eduardo Franco dos Reis que veio a público por ter vivido por 40 anos com o nome...

Mulheres recebem 20% a menos que homens no Brasil

Massa de rendimentos delas variou de 35,7% a 37,4% entre 2015 e 2024 As mulheres brasileiras receberam salários, em média, 20,9% menores do que os...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.