No menu items!
18.9 C
São Paulo
sábado, 13 setembro, 2025

Agora é Lei: Hospitais deverão informar parturientes sobre direito a acompanhante

Agora, o trabalho de parto, o parto e o pós-parto não precisam ser solitários


Foi sancionado e publicado no Diário Oficial da cidade de terça-feira (27/2) o PL (Projeto de Lei) 456/2022, que trata da obrigação de hospitais de informar à parturiente sobre seu direito a um acompanhante durante todo o trabalho de parto, do parto propriamente dito e no pós-parto imediato.

De autoria da vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL), o projeto, que agora se tornou a Lei municipal nº 18.093, de 26 de fevereiro de 2024, autoriza a fixação de placas ou cartazes em locais visíveis informando sobre o direito do acompanhamento de parturientes nos equipamentos do SUS (Sistema Único de Saúde), da rede direta ou conveniada, na cidade de São Paulo.

O projeto sancionado é baseado na Lei federal nº 11.108, de 7 de abril de 2005, que garante à parturiente o direito a um acompanhante indicado por ela. Segundo a parlamentar, as placas informativas são necessárias, porque muitos hospitais acabam não cumprindo a regra, facilitando os casos de violência obstétrica e abusos sexuais. Além disso, parte da população ainda desconhece a existência da lei federal, ocasionando relatos de casos em que instituições de saúde descumpriram a medida.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

UBSs da capital oferecem tratamento gratuito para quem deseja vencer o tabagismo

O serviço é gratuito, basta procurar a UBS mais próxima e manifestar interesse em parar de fumar A Prefeitura de São Paulo oferece atendimento especializado...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.