Dados mostram avanço acelerado de quadros ligados ao estresse e à exaustão; alerta reforça a importância das novas exigências da NR-1
Dados da empresa VR revelam um avanço dos transtornos mentais no ambiente corporativo entre 2023 e 2025. A análise considera uma base de mais de 30 mil empresas e mais de 1,3 milhão de trabalhadores que utilizam os serviços de RH Digital da empresa e, por isso, entregaram atestados médicos para justificar a ausência de marcação de ponto no aplicativo. A partir da verificação das CIDs (Classificação Internacional de Doenças) foi possível verificar que fadiga, estresse e esgotamento emocional mais que dobraram em apenas dois anos: em 2023, representavam entre 1,5% e 2,5% dos afastamentos, em 2024, passaram para 3% a 4%, e em 2025, atingiram entre 6% e 8% dos registros.
Os casos de ansiedade (em diversas apresentações) continuam responsáveis por cerca de metade dos afastamentos no período analisado. Em 2023, representava 54% dos diagnósticos; em 2024, oscilou entre 51% e 52%; e em 2025 se manteve entre 48% e 50% dos casos. Em seguida, aparecem os transtornos depressivos, variando de graus leves a graves, que motivaram 30% dos atestados ao longo dos três anos. Já os afastamentos por transtornos mistos (ansiedade e depressão) saltaram de 14% em 2023 para 20% em 2024, apresentando leve recuo em 2025, quando ficaram entre 17% e 18%.
Nesse contexto, a campanha do Janeiro Branco, criada para conscientizar sobre a importância da saúde mental, ganha relevância adicional diante da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que amplia o escopo de responsabilidade das empresas na identificação, avaliação e gestão dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
“Saúde mental não se resume mais a bem-estar, sendo também um fator decisivo de sustentabilidade para os negócios. Cuidar exige ações estruturadas, monitoramento e políticas de cuidado, incluindo atenção a indicadores previstos na NR-1”, observa Cássio Carvalho, Diretor-Executivo de Negócios da VR.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

