No menu items!
18 C
São Paulo
terça-feira, 24 junho, 2025

Achados e Perdidos 50 anos: objetos esquecidos no Metrô dizem muito sobre nosso tempo

Com o avanço da tecnologia e a mudança de hábitos dos usuários, Central de Achados e Perdidos registra aumento de itens eletrônicos esquecidos e queda de objetos antes comuns, como CDs, agendas e guias de rua         

A Central de Achados e Perdidos do Metrô completou 50 anos no domingo (15) com números impressionantes — mais de 3 milhões de objetos catalogados e 720 mil devolvidos (23,5%) —, histórias marcantes e mudanças de comportamento significativas dos passageiros neste período. Para se ter uma noção do volume de coisas deixadas para trás, somente em 2025, até o mês de maio, já foram catalogados 27.452 objetos e devolvidos 9.389, índice de 34,2%, ou seja, acima da média histórica do setor.

Em 2011, o setor foi informatizado e, desde então, o avanço tecnológico ficou evidente também nos itens esquecidos. Carregadores de celular, por exemplo, passaram de 176 em 2011 para 679 nos últimos 12 meses, aumento de 285,8%. Fones de ouvido saltaram de 232 para 1.100 no mesmo período (+ 373,3%). Já os CDs e DVDs foram de 164 para apenas 29; cheques, de 217 para 12; guias de ruas, que eram 43 em 2011, desapareceram completamente dos registros.      

História

O posto foi inaugurado inicialmente na estação São Judas, em 15 de junho de 1975, poucos meses após o início da operação comercial do Metrô, em setembro de 1974, no trecho entre Jabaquara e Vila Mariana. Posteriormente, em fevereiro de 1981, com a expansão da Linha 1-Azul e inauguração da Linha 3-Vermelha, foi transferido para a estação Sé, que integra as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, local de funcionamento até hoje. 

No ano passado, a Central passou por uma ampla reforma ganhando mais espaço e tecnologia, permitindo mais conforto para os funcionários e rapidez para catalogar diariamente os mais de 400 objetos encaminhados para o local. O setor também ganhou uma vitrine voltada ao público, com um acervo em que os passageiros poderão conferir os objetos inusitados já esquecidos nas estações e trens, entre os quais, prótese de perna, dentadura, espada de samurai, máquina de escrever, chapéu mexicano, o primeiro objeto perdido no Metrô, o livro O Coração Nas Mãos, do escritor e romancista espanhol Enrique Pérez Escrich, localizado na estação Conceiçao, da Linha 1-Azul, em 15 de junho de 1975, além de uma imagem sacra de São Longuinho, popularmente conhecido por ajudar a achar objetos perdidos.

Casos curiosos

Em 2002, uma urna funerária, vazia, foi encontrada no interior do trem. O objeto guardou os restos mortais de um herói da revolução de 32, e foi entregue à Sociedade de Veteranos de 32. Já em 2020, junto aos pertences recuperados (roupas que iriam para doação), de uma passageira, foram encontrados $200 dólares americanos no bolso de um paletó. A passageira foi localizada e recebeu a notícia da Central, e declarou ter ficado feliz com a informação, pois o dinheiro não fazia parte da doação.

Em 2021, um objeto perdido por um passageiro auxiliou na busca do mesmo pela família, mobilizando toda central no intuito de localizá-lo. Após vir retirar os pertences, os funcionários da Central ficaram sabendo que este passageiro estava perdido e desorientado após sofrer um assalto. As informações levantadas pelos funcionários ajudaram a família a encontrá-lo e ajudá-lo em seu retorno.

Como consultar e retirar objetos

Consultas sobre objetos e documentos perdidos podem ser feitas pela Central de Informações do Metrô, pelo telefone 0800-770 7722 (todos os dias, das 5h à 0h) ou pelo site: www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/achados-perdidos. O atendimento presencial ocorre na estação Sé, de segunda a sexta (exceto feriados), das 7h às 20h, com acesso pela área paga ou livre.

Itens encontrados nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 15-Prata e 4-Amarela ficam disponíveis para retirada por até 60 dias. Depois, objetos em bom estado são enviados ao Fundo Social de Solidariedade e documentos, aos órgãos emissores. O Metrô orienta os passageiros a manterem atenção aos seus pertences e, sempre que possível, identificá-los para facilitar sua devolução.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura realiza mutirão de serviços para artesãos na Cidade Ademar e fortalece economia criativa na Zona Sul

Na última terça-feira, 17 de junho, a Subprefeitura de Cidade Ademar foi palco de mais uma importante iniciativa da Prefeitura de São Paulo voltada...

Dia Mundial do Orgulho Autista: inclusão e respeito precisam ir muito além da celebração

Defensor Público Federal destaca iniciativas importantes e reforça a necessidade de políticas de longo prazo que garantam autonomia e dignidade às pessoas com TEA Na...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.