No menu items!
20.9 C
São Paulo
sábado, 5 julho, 2025

Abraço Guarapiranga entrará no calendário de eventos da cidade de São Paulo

O Abraço Guarapiranga é realizado anualmente, desde 2006, às margens da represa


A Câmara Municipal aprovou, em primeira votação, no dia 29 de agosto, o Projeto de Lei 366/2023 para incluir no Calendário de Eventos da cidade de São Paulo o “Abraço Guarapiranga”, que passará a ser celebrado em data próxima ao Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio) ou ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

O Abraço Guarapiranga é realizado anualmente, desde 2006, às margens da represa Guarapiranga, em diferentes pontos da cidade, inicialmente em Parelheiros, no Solo Sagrado; na Capela do Socorro, na Barragem da Represa Guarapiranga; e no M’Boi Mirim, no Parque Ecológico Guarapiranga.

“Eu moro em um bairro às margens da represa e me sinto responsável enquanto cidadão e agente público em propor e apoiar ações que tratem da preservação dos nossos mananciais e do meio ambiente, tornar o Abraço Guarapiranga um evento oficial da cidade é um passo importante no sentido de envolver toda a sociedade”, enfatizou o vereador Arselino Tatto (PT) um os autores do projeto.

O evento é uma iniciativa de organizações da sociedade civil e entidades socioambientais, e surgiu com o propósito de debater e apresentar propostas para implantação de parques lineares nas margens de córregos e represas, requalificação da orla da represa Guarapiranga, políticas habitacionais para loteamentos irregulares e áreas de risco e ampliação e recuperação de áreas verdes.

Hoje, consolidado, o Abraço é um convite à sociedade para agir em defesa do meio ambiente, da preservação dos recursos hídricos e no enfrentamento às mudanças climáticas e suas consequências. Em 2023, a 17ª edição do Abraço Guarapiranga foi realizada no Parque Ecológico Guarapiranga, região do M’Boi Mirim; no Parque Municipal da Barragem Guarapiranga, região de Capela do Socorro; e na Comunidade Missionária de Villaregia-CMV, em Embu Guaçu. A atividade mobilizou a população, entidades e ONG’s ambientais, ativistas, o poder público e autoridades locais mostrando mais uma vez sua relevância.

Para que o Abraço Guarapiranga possa integrar definitivamente o calendário oficial de eventos da cidade, o projeto de lei 366/2023, que tem os vereadores Arselino Tatto, Jair Tatto, Marcelo Messias e Rodrigo Goulart como autores, precisa ser aprovado em uma segunda votação na Câmara Municipal.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

População paulistana circula menos pela primeira vez na história, revela estudo da Prefeitura

Análise da Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô também aponta os padrões de deslocamento por distrito e mudanças nos hábitos da população Pela primeira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.