Parceria com a Associação, que já era responsável pelas bilheterias das linhas 8 e 9 da ViaMobilidade, deve proporcionar redução de cerca de 15% nos custos da CPTM no primeiro ano
A Abasp (Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo), que tem como finalidade a unificação do sistema de bilhetagem, arrecadação e ampliação dos meios de pagamento para os passageiros da capital de São Paulo e região metropolitana, assumiu, a partir do dia 19/4, a operação de 79 bilheterias das estações das linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. A instituição, que tem a CPTM entre as associadas, já é responsável desde janeiro deste ano por 36 bilheterias das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da ViaMobilidade.
Fundada em 2020, a Abasp é uma instituição sem fins lucrativos de gestão da bilhetagem eletrônica para a mobilidade urbana (Mobility Clearing House) e conta com mais 40 associados, incluindo empresas públicas e privadas como CPTM, Metrô, operadoras de transportes por ônibus da Região Metropolitana de São Paulo e os principais municípios da Grande São Paulo. Sendo a primeira mobility clearing house privada da América Latina, a entidade tem como foco proporcionar uma experiência de mobilidade baseada no conceito MaaS (Mobility as a Service), ou mobilidade como serviço, que proporciona ao passageiro uma mobilidade integrada multimodal.
Para Daniel Bulha, diretor executivo da ABASP, essa nova autorização mostra que o trabalho feito nos primeiros meses de 2024 foi excepcional para a população paulista e a CPTM. “Temos como compromisso colocar as pessoas no centro dos serviços de transportes, pois uma metrópole é feita para as pessoas. A decisão de permitir que a ABASP assuma as bilheterias da CPTM foi uma escolha para melhorar a eficiência e a experiência do passageiro. Entendemos que o cidadão precisa ter liberdade de escolha para fazer a compra da sua passagem, sendo ela de forma presencial nas bilheterias ou por meio de canais digitais”.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]