Pré-candidato a vereador apresentou seus projetos e propostas em um encontro na Zona Sul
Talvez você ainda não conheça o nome, mas certamente já percebeu o impacto das ações de Carlos Fernandes na política paulistana. Em sua gestão como secretário de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento durante as gestões de Bruno Covas e Ricardo Nunes, ele promoveu uma verdadeira revolução na política de segurança alimentar e abastecimento da capital. E para apresentar sua trajetória e conhecer os novos amigos da Zona Sul, a Churrascaria Boi Nobre recebeu na noite de sexta-feira (26) um encontro entre Carlos Fernandes e parceiros da nossa região. O jantar foi organizado por Ivanilton da Silva, o Dodô, coordenador regional da campanha do ex-secretário, para apresentá-lo a lideranças e parceiros de diferentes projetos. Com boa comida e um ambiente agradável, Carlos cumprimentou e conversou com todos os presentes, antes de apresentar a sua trajetória e suas conquistas na política.
Filiado ao partido Solidariedade, Carlos Fernandes disputará pela primeira vez as eleições para vereador. Mas isto é apenas mais um passo em sua jornada em prol da população de São Paulo, que já vem de uma longa história na vida pública. Além do trabalho na secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento, Carlos também atuou na subprefeitura da Lapa, primeiro como coordenador de Administração e Finanças em 2009. Em seguida, assumiu o cargo de Subprefeito por quatro anos, nas gestões de Gilberto Kassab (2010-2012) e João Dória (2017-2019), onde inclusive conheceu sua esposa Cristina. Em 2012, atuou como Secretário-Adjunto de Gestão Pública no Governo do Estado. Também trabalhou na SP Trans, se destacando no combate às fraudes.
Projetos
Entre suas principais realizações à frente da Secretaria, destacam-se dois projetos que transformaram a vida de muitas famílias de baixa renda: o Rede Escola Cozinha e o Armazém Solidário. Com a ideia de fazer as pessoas mais necessitadas comerem bem, com qualidade e tendo acesso a alimentos saudáveis, foram implantados estes programas na gestão Ricardo Nunes. A Rede Escola Cozinha opera por meio de 65 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e distribui gratuitamente 400 refeições diárias em cada uma das suas unidades, chegando a cerca de 26.000 refeições, de segunda a sábado. As refeições incluem salada, prato principal, sobremesa e suco, e promovem uma alimentação saudável, sem o uso de ultraprocessados. O programa também adota a iniciativa das “Segundas sem carne.”
O Armazém Solidário é outra iniciativa de Carlos Fernandes para a segurança alimentar da população, implantada na gestão de Ricardo Nunes. Os inscritos no CadÚnico que ganham até um salário mínimo por mês tem acesso a estes mercados no qual podem comprar produtos até 30% mais baratos que no comércio em geral, bastando apresentar o CPF. Os itens oferecidos incluem carne, frango, frutas, verduras, legumes, leite e derivados, além de produtos de higiene e limpeza, entre outros. Não há venda de bebidas alcoólicas, refrigerantes e alimentos ultraprocessados.
Comida boa e encontro com amigos
Durante o evento, Carlos conversou com todos os presentes, que apreciavam o buffet e o churrasco servidos com qualidade pela equipe da Churrascaria. Após o jantar, o candidato fez um breve discurso para os presentes. Em sua fala, destacou seu estilo de gestão: “A gente tem um compromisso de fazer a coisa certa, administrar certo, estar junto das pessoas. Eu sempre falo que o gestor público tem a obrigação de estar junto com as pessoas, ouvindo, dialogando e construindo com as pessoas, com todo mundo da comunidade. Porque eu acredito em uma coisa: quando fazemos as coisas certas, trabalhando olho-no-olho, fazendo as coisas, construindo junto, a gente faz amigos. E amigo é pra sempre.”
Carlos também comentou sobre o caminho até a decisão de se candidatar para a Câmara Municipal: “A gente construiu o Polo de Ecoturismo que a gente trabalhou tanto pra mostrar o que Parelheiros tem pro mundo e principalmente para São Paulo. Então o prefeito me chamou e disse ‘você já fez muita coisa aqui do lado do executivo, eu acho que a gente precisa de você andar um pouquinho e vem aqui pro lado do legislativo’. Porque lá no legislativo é onde fazemos as leis e as boas políticas. E lá a gente vai defender essas causas.”
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]